Topo

Mais de mil 'peladões' nadam em rio da Tasmânia, no solstício de inverno

A multidão não se importou com o frio de 3º C e mergulhou nas águas do Rio Derwent - Reprodução Redes Sociais / Dak Mofo
A multidão não se importou com o frio de 3º C e mergulhou nas águas do Rio Derwent Imagem: Reprodução Redes Sociais / Dak Mofo

Colaboração para o UOL, em Santos

22/06/2021 11h26

Cerca de 1.500 australianos tiraram suas roupas e mergulharam nus nas águas geladas do Rio Derwent, em Sandy Bay, na ilha australiana da Tasmânia, para comemorar a chegada do solstício de inverno, ontem.

Com os termômetros marcando 3º C, e a temperatura da água em torno de 13º C, a multidão que participou do Dark Mofo Festival aguardou o nascer do sol para realizar o tão esperado mergulho.

Este ano, devido às restrições devido à pandemia do novo coronavírus, o número foi limitado a 1.500 participantes.

Segundo o portal de notícias australiano ABC News, esse número, porém, foi alcançado em menos de meia hora após a abertura das inscrições. Foi elaborada uma lista de espera em caso de cancelamento.

Os organizadores disseram que várias pessoas compareceram à praia de Long Beach para o caso de um cancelamento de última hora.

A primeira edição do evento foi realizada em 2013, com cerca de 230 participantes, mas cresceu consideravelmente em popularidade desde então.

Uma densa fumaça vermelha se espalhou e gritos encheram o ar ao amanhecer, depois que tambores tribais marcaram a contagem regressiva para que as toalhas caíssem na areia.

Portia Predny disse à ABC News que não demorou muito para ser convencida a tirar as pesadas roupas de inverno e mergulhar nas águas frias do rio Derwent, que fica na cidade de Hobart.

"Foi fabuloso. Você nem nota tanto o frio, só percebe que é estimulante e revigorante e que induz o corpo a produzir adrenalina. Então você só precisa se mover o mais rápido possível."

Brady, 31, de Brisbane, disse para o portal inglês The Sun que é impossível não entrar no rio gritando.

"Você não consegue realmente sentir o frio até que seja tarde demais. A pele começa a arder e fica toda enrugada. Tudo encolhe".