Topo

Blusão virou símbolo de uma amizade após protesto na Avenida Paulista

Milena com o blusão da amiga, Priscilla - Arquivo Pessoal
Milena com o blusão da amiga, Priscilla Imagem: Arquivo Pessoal

Marilia Marasciulo

Colaboração para Nossa

21/06/2021 04h00

Priscilla Campos

Priscilla Campos

Profissão

Crítica literária

Roupa com história

Blusão estampado presenteado a amiga durante um protesto

Sempre morei no Recife e, quando me mudei para São Paulo, tinha pouquíssimas roupas de frio. Os poucos e velhos moletons que eu tinha eram da época da adolescência, e eu já estava com 26 anos. Então tive que comprar alguns casacos, esse foi um deles.

Além de ter achado ele muito fofo por causa da estampa de cachorrinho, ele era muito confortável, e esse foi um ponto importante para a compra. Se bem lembro, comprei um tamanho maior, para aproveitar bem a modelagem ampla e aconchegante. É uma espécie de tricô maleável.

Milena com o blusão - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Milena com o blusão
Imagem: Arquivo Pessoal

Também sou fã de cores fortes e ele é de um laranja bem chamativo, o que me agradou. Gostei de ter um blusão diferente. É daquelas peças bonitas que dá tanto para usar em casa, quanto montar um visual um pouco mais descolado para o dia a dia.

A princípio, não seria uma peça fadada a ter uma história, mas a história veio naturalmente. Em 2019, três anos depois de me mudar para São Paulo, eu e minha amiga, Milena, fomos a um protesto pela educação na Avenida Paulista. Conheci a Milena em São Paulo e ela se tornou minha grande companheira em manifestações.

Milena e Priscilla - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Milena e Priscilla
Imagem: Arquivo Pessoal

Nesse dia especificamente, eu fui com um casaco, mas como sou friorenta e sabia que iria esfriar, levei o blusão na mochila. E, de fato, começou a esfriar muito, mas a Milena estava sem casaco nenhum, então emprestei o moletom para ela. Ela adorou a peça, seguiu o protesto inteiro com ele e levou para casa para lavar e me entregar depois. Acabou que nunca me entregou, eu também nunca pedi de volta, até que um dia ela enviou uma foto com ele e eu disse: "é seu, amiga".

Desde então, sempre que ela veste o blusão, ela me fala que está usando ou manda uma foto. Virou um símbolo da nossa amizade — que, aliás, assim como o casaco, só existiu por causa da minha mudança para São Paulo. No fim, não cheguei a usá-lo muitas vezes, tanto que nem tenho fotos usando ele. Mas ele me trouxe uma grande alegria de poder dividir algo com minha amiga em um momento tão importante quanto um protesto.

Como usar

Laranja é o novo preto

Alerta de tendência: laranja é uma das cores que devem bombar no inverno de 2021. Em casacos é aposta sem erro, basta combinar com tons neutros para um look iluminado e cheio de estilo.

Toque fofo

Cachorros, vacas, cabras e por aí vai. Arranque sorrisos por onde passar com um blusão com estampa divertida, de preferência com algum animal simpático.