PUBLICIDADE
Topo

'Vespa assassina' é achada nos EUA pela 1ª vez no ano e preocupa cientistas

Um exemplar de Vespa mandarinia dissecado - Wikimedia Commons
Um exemplar de Vespa mandarinia dissecado Imagem: Wikimedia Commons

Colaboração para Nossa, em São Paulo

17/06/2021 11h50Atualizada em 17/06/2021 11h50

Uma vespa gigante asiática ('Vespa mandarinia'), apelidada por cientistas como "vespa assassina", foi encontrada pela primeira vez nos Estados Unidos em 2021, no Condado de Snohomish, Washington. A espécie é conhecida por seu tamanho e por sua picada que pode levar humanos à morte.

Segundo o Sky News, a vespa foi localizada por um morador do condado que enviou uma foto do inseto ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A descoberta da vespa preocupou os cientistas, já que ela pode ser bastante perigosa, considerada por estudiosos como uma "praga quarentenária".

"Este novo relatório continua a sublinhar o quão importante é o relatório público para todas as espécies suspeitas de invasão, mas especialmente a vespa gigante asiática", disse Osama El-Lissy, vice-administrador do programa de quarentena do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Lissy descreveu a descoberta como "desconcertante". Para ele, é muito cedo para um espécime masculino surgir nos Estados Unidos.

Embora a notícia seja preocupante, o entomologista do departamento de agricultura de Washington, Sven Spichiger, disse que a vespa assassina foi encontrada no início de junho e aparentava estar morta há um tempo, indicando que ela poderia fazer parte de uma temporada anterior de infestação.

vespa assassina - WSDA - WSDA
Vespa asiática assassina; vespa mandarinia
Imagem: WSDA

Ainda segundo o especialista, a chegada das vespas, provenientes da Ásia, é resultado do comércio global, visto que elas viajam em navios de carga. "As caronas são um efeito colateral de todo o comércio que fazemos globalmente".

Mesmo que não ataquem frequentemente humanos, as vespas que podem chegar a medir 5 centímetros possuem uma picada poderosa, se uma pessoa for atingida muitas vezes pelo inseto, pode ser fatal.