Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Com menos de 2 cm, nova espécie de sapo é descoberta na Serra do Mar de SP

Nova espécie de "sapinho-pingo-de-ouro" acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar - Divulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Nova espécie de "sapinho-pingo-de-ouro" acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar Imagem: Divulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

De Nossa, em São Paulo

17/06/2021 22h38Atualizada em 17/06/2021 22h38

Uma nova espécie de "sapinho-pingo-de-ouro" acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar.

Segundo comunicado da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, até agora, eram conhecidas apenas cinco espécies do animal, que possui placas fluorescentes na região da cabeça e do dorso.

A descoberta do sapo foi ainda mais elogiada pela dificuldade de visualizar o anfíbio, que tem menos de 2 centímetros quando adulto.

O sapinho-pingo-de-ouro vive entre altitudes de 700 a 1000 metros acima do nível do mar, em matas que são frequentemente tomadas por nevoeiros, típicos na região da Serra do Mar paulista.

A nova espécie pode ser encontrada em diversas Unidades de Conservação localizadas nas margens das regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista. A Secretaria de Meio Ambiente ainda destacou que "a descrição de uma nova espécie de vertebrado reforça ainda mais a importância das Unidades de Conservação nas áreas urbanas e periurbanas".

O estudo que encontrou a nova espécie foi liderado pela pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Thais Condez, e contou com a participação e co-autoria do biólogo Leo Malagoli, gestor de Unidades de Conservação da Fundação Florestal de São Paulo.