Topo

Tiramisù combina sabores e texturas: 9 dicas para acertar no doce italiano

Sobremesa italiana é fácil de fazer, mas tem seus segredos - Getty Images/iStockphoto
Sobremesa italiana é fácil de fazer, mas tem seus segredos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

12/06/2021 04h00

O tiramisù é uma sobremesa italiana bastante famosa e é uma espécie de pavê cujos ingredientes principais são o mascarpone, o café e o chocolate. A tradução do doce já indica o seu sabor: "que te faz levantar". Além de ser considerada uma sobremesa altamente energética, conta com itens básicos para o seu preparo.

"Leva ingredientes simples e ao misturar tudo há uma explosão de sabores, aromas e texturas incrivelmente marcantes para o paladar. É um sabor único: é bastante suave por conta do creme leve de mascarpone e marcante por conta do café. Por isso, harmoniza muito bem após qualquer tipo de refeição", destaca Bruna Calderon, chef de cozinha.

Para a especialista, o tiramisù é bastante fácil de ser preparado. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldade de encontrar o queijo mascarpone, que dá o toque especial na sobremesa. "Quem deseja impressionar os convidados pode fazer tranquilamente o tiramisù, mesmo sem experiência na cozinha. Basta seguir o passo a passo da receita", completa Calderon.

Tiramisu - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A seguir, veja algumas dicas para não errar na hora do preparo e algumas sugestões de receitas.

1. Invista no queijo mascarpone

O ingrediente mais importante do tiramisù é o queijo mascarpone, um produto italiano bastante suave, mas que possui gorduras. O sabor é extremamente delicado e a textura é muito cremosa. Substituir o queijo mascarpone por cream cheese, creme de ricota ou uma versão caseira do queijo compromete o sabor da sobremesa.

2. Café forte é o ideal

Outro erro comum é usar café muito ralo. O ideal preparar uma bebida bastante encorpada, algo como um expresso ou um ristretto. Isso garante que o aroma e o sabor do café se transfiram para o biscoito e se mantenham presentes na sobremesa.

Bolacha champanhe, café, queijo mascarpone... separe bons ingredientes - Getty Images - Getty Images
Bolacha champanhe, café, queijo mascarpone... separe bons ingredientes
Imagem: Getty Images

3. Cacau amargo para equilibrar

Na hora de finalizar, a receita original pede que seja salpicado cacau em pó na sobremesa. Mas, é importante que o chocolate seja amargo ou meio amargo para contrastar com o sabor doce.

4. Atenção para os ovos

Geralmente, quando as gemas são batidas com o açúcar na batedeira, elas perdem o odor de ovo. Mas, para quem não suporta esse cheiro, a dica é retirar as películas das gemas com uma peneira.

Sobremesa italiana é cheia de texturas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Sobremesa italiana é cheia de texturas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

5. Consistência do creme

O creme do tiramisù precisa ser bastante consistente. Por isso, é fundamental seguir a proporção dos ingredientes e também bater as gemas com açúcar em uma batedeira. Após o creme ficar bem aerado, vá adicionando o queijo mascarpone e mexa de forma delicada até incorporar as duas misturas.

6. Biscoitos sempre champanhe

Na hora de escolher o biscoito para a receita, opte sempre pelo tipo champanhe. Isso porque eles absorvem mais os líquidos e deixam o tiramisù mais suave. Outros biscoitos podem precisar de mais café para umedecer, o que compromete o sabor.

Bolachas devem ser molhadas para o preparo do tiramisu - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bolachas devem ser molhadas para o preparo do tiramisu
Imagem: Getty Images/iStockphoto

7. Na hora de umedecer os biscoitos

Umedeça os biscoitos rapidamente para que eles não quebrem ou fiquem muito moles. Molhe apenas um lado do biscoito na mistura com café e coloque o lado umedecido virado para cima da travessa.

8. Montagem certeira

Se atente para a montagem da sobremesa: comece fazendo uma camada de biscoito umedecida, forrando o fundo da travessa. Em seguida, coloque o creme de forma generosa. Repita o processo algumas vezes. Não se esqueça de finalizar com uma camada de creme e polvilhar cacau em pó para dar um toque a mais e ainda decorar o tiramisù.

Tiramisu - Getty Images/Westend61 - Getty Images/Westend61
Imagem: Getty Images/Westend61

9. Paciência antes de servir

Após finalizar a montagem, é importante deixar a sobremesa gelar por pelo menos 2 horas antes de servir. Mas, para chegar à consistência ideal, a recomendação é deixar na geladeira por 24h. Vale a pena se organizar e preparar o tiramisù um dia antes.

Receitas para testar todas estas dicas