Topo

Em 40 m², este apê em Copacabana se renovou com leveza e cores suaves

Meu apê - Rozania Martins - Denilson Machado/MCA
Meu apê - Rozania Martins Imagem: Denilson Machado/MCA

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

10/06/2021 04h00

É uma nova fase na vida de Rozania Martins. Nesse tempo, não fazia mais sentido morar na casa enorme, na Zona Oeste do Rio de Janeiro - e às vezes a vida pede soluções radicais. Em Copacabana, este apartamento de 40 m² era próximo do mar e da morada do filho. Exigia apenas uma boa adaptação para encaixar tudo nos devidos lugares.

A mudança total na planta do apê foi resolvida pelo arquiteto Gustavo Passalini (@GPassaliniArquitetura), que integrou cozinha e sala, fez um banheiro canadense (com entrada pelo quarto e pela sala), criou um quarto de hóspedes e um espaço para home office. "Ela queria uma casa com muita cor, alegre, prática, com atmosfera jovial. A inspiração sempre vem do morador", conta Gustavo, que atendeu prontamente.

Estante aérea decorada com plantas - Denilson Machado/MCA - Denilson Machado/MCA
Estante aérea decorada com plantas
Imagem: Denilson Machado/MCA
Sala de estar com espelho redondo - Denilson Machado/MCA - Denilson Machado/MCA
Sala de estar com espelho redondo
Imagem: Denilson Machado/MCA

Uma boa aposta de Gustavo foi dar unidade visual ao apartamento, usando em todos os cômodos tonalidades na mesma sintonia. Isso significa harmonia e suavidade, que dão a sensação de um espaço coeso e maior. "A mesma madeira é usada em todos os lugares. As cores, por mais que sejam diferentes, estão na mesma temperatura e são complementares", explica.

É claro, orquestrar todo o acervo da moradora rendeu um desafio daqueles. "A Rozania veio de uma casa grande, com muitos itens. Nesse caso, foi necessário desenvolver um projeto de marcenaria muito bem pensado, com bastante espaço de armazenamento", conta. Valeu a pena.

Banheiro do apartamento - Denilson Machado/MCA - Denilson Machado/MCA
Banheiro do apartamento
Imagem: Denilson Machado/MCA
O azul e a marcernaria colorem apê - Denilson Machado/MCA - Denilson Machado/MCA
O azul e a marcernaria colorem apê
Imagem: Denilson Machado/MCA

Boas ideias do apê de Rozania

  • Cores bem dosadas. A base neutra criada permite liberdade no décor, inserindo objetos, almofadas, tapetes e até revestindo móveis com cores mais vivas, sempre que a moradora quiser.
  • Móveis sob medida. Em espaços pequenos, toda metragem vale ouro. A mesa de jantar foi desenhada pelo próprio arquiteto, sob medida para o pequeno espaço. Isso ajuda na fluidez da sala.
  • Estante aérea. Ela ajuda a guardar objetos e livros sem ocupar espaço. Vazada, ainda garante leveza visual. Acima da TV, a prateleira é outra que rende lugares para plantas e quadros.
  • Atenção aos acessórios. Na integração entre cozinha e sala, a pia fica em evidência. O cuidado com tudo o que vai aparecer nessa cena é essencial: aqui, Gustavo apostou em uma torneira diferente, de desenho leve, o que fez muita diferença.
  • Efeito de janela. O espelho redondo é uma ótima alternativa para ampliar o espaço com estética. A sensação é de ter uma janela, pois a luz se dissemina ainda mais pelo ambiente.
  • Espaços inteligentes. No quarto de hóspedes, sob a cama há lugar para guardar lençóis, edredons e toalhas, economizando armários da casa.

@s que me inspiram

@comoagentemora

“Ambientes de casa com muita personalidade, decorados de forma criativa, com a clara intenção de surpreender o olhar com estilo eclético sem muitas regras – vale tudo e é justamente isso que me atrai nesse perfil.”

@historiasdecasa

“Cada post mostra praticamente uma casa inteira, com direito a fotos dos moradores posando em algum cômodo estiloso. São residências com cara de casas vividas, repletas de alma e história, memórias afetivas e garimpos.”