Topo

Robô "monstro" produz 500 refeições por minuto em novo fast-food de NY

O cliente faz o pedido, espera um SMS e retira a refeição em gavetas - Reprodução Instagram
O cliente faz o pedido, espera um SMS e retira a refeição em gavetas Imagem: Reprodução Instagram

De Nossa

03/06/2021 04h00

Um fast-food que abriu as portas recentemente no Brooklyn, em Nova York, está dando o que falar. Além de apostar na venda rápida de dumplings (pastéis chineses), o Brooklyn Dumpling Shop tem como chamariz operar de forma automática, com contato humano zero.

Isso significa que, ao entrar na loja, os clientes não encontram ninguém, a não ser outros fregueses e uma parede com 24 compartimentos aquecidos. Dessas "gavetas-micro-ondas" saem pacotes cheios de quitutes preparados por máquinas.

O pedido e o pagamento são realizados por meio de um totem — ou pelo celular via QR code. Já o anúncio de que a comida está pronta chega via mensagem de texto. A liberação do armário, por sua vez, é feita por um código de barras.

30 mil dumplins por hora

No menu estão receitas que fizeram a fama do empresário Stratis Morfogen em outro empreendimento, o Brooklyn Chop House .

Eu queria trazê-los para um conceito de fast-food".

Stratis Morfogen, do Brooklyn Dumpling Shop - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Stratis Morfogen, do Brooklyn Dumpling Shop
Imagem: Reprodução Instagram

Embora os recheios sejam sofisticados — entre as opções estão pastrami e sopa de cebola —, Stratis defende que a preparação é simples.

Prova disso é que a comida é feita do zero por uma máquina chamada "monstro", capaz de produzir 30 mil unidades por hora. Quem visita a loja consegue enxergar o cozinheiro-robô em ação através do vidro.

Comida automática e a pandemia

Brooklyn Dumpling Shop - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
O salão com a cozinha envidraçada
Imagem: Reprodução Instagram

O conceito da loja vai ao encontro das mudanças provocadas pela pandemia e aparatos como scanner de temperatura, spray para desinfecção dos armários e luzes ultravioletas prometem fornecer segurança sanitária.

O conceito do estabelecimento, no entanto, antecede a covid. A casa, que teve a inauguração atrasada um ano por conta das restrições da pandemia, foi inspirada em outros restaurantes automáticos, como o Horn and Hardart, que fez sucesso nos EUA nos anos de 1960 e fechou de vez em Manhattan em 1991.

Fachada do Brooklyn Dumpling Shop - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Fachada do Brooklyn Dumpling Shop
Imagem: Reprodução Instagram

Morfogen espera que a loja de dumpling tenha mais sucesso que seus antecessores. A diferença? "Eu tenho o produto certo na hora certa", disse ao site Architectural Digest.

A partir de junho, o estabelecimento recém-aberto deve passar a funcionar 24 horas por dia. O objetivo é que o modelo seja replicado em outros 249 endereços até 2023.