Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cão é contratado para farejar qualidade de barris em destilaria escocesa

Rocco, o novo funcionário da destilaria escocesa William Grant & Sons - Divulgação
Rocco, o novo funcionário da destilaria escocesa William Grant & Sons Imagem: Divulgação

De Nossa

31/05/2021 14h57

No mundo das bebidas, quem tem um "bom nariz" tem grandes vantagens na hora de degustar. E se a qualidade de um whisky escocês for testada por um simpático focinho?

A William Grant & Sons, uma das mais antigas destilarias e terceira maior produtora de whisky escocês do mundo, anunciou o Cocker Spaniel Rocco como seu mais novo funcionário em Girvan, na Escócia.

Segundo a Interfood, a importadora da marca no Brasil, o cão de um ano de idade foi contratado para farejar a qualidade dos barris na tanoaria. Após terminar de verificar a qualidade da madeira, Rocco examina o resto da destilaria para se certificar de que tudo está conforme o planejado.

Rocco, o novo funcionário da destilaria escocesa William Grant & Sons

Para conquistar o cargo, o pet passou por seis meses de treinamento intensivo com amostras de barris da Grant's para aprimorar suas habilidades olfativas. O professor, Stuart Philips, qualifica cães de detecção especializados em detecção de drogas, explosivos, armas de fogo e tabaco falsificado.

Madeira essencial

A importância da qualidade dos barris no whisky é indiscutível e, há 130 anos, o processo de maturação do Grant´s Triple Wood é composto por barris de Carvalho Virgem (para um sabor robusto e apimentado); Carvalho Americano (para suavidade e nuances de baunilha); e Bourbon de Recarga (responsável pela doçura de açúcar mascavo).

Rocco, da destilaria escocesa William Grant & Sons - Divulgação - Divulgação
Rocco, da destilaria escocesa William Grant & Sons
Imagem: Divulgação

Grant continua sendo o único produtor de whisky blended a ter os três processos distintos sendo trabalhados em um só lugar: dupla destilação, maturação em barris e combinação que gera o produto final.