Topo

Morre a chef e jornalista Mari Hirata

A chef Mari Hirata - Mathilde Missioneiro/Folhapress
A chef Mari Hirata Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress

De Nossa

30/05/2021 13h06

Chef, professora de cozinha e pesquisadora, Mari Hirata faleceu, aos 61 anos, após meses de luta contra um câncer, segundo seu amigo e jornalista Josimar Melo. A chef nasceu em São Paulo — há muitos anos habitante de Tóquio, Japão — e é referência na comunidade gastronômica brasileira em sua especialidade: as tradições culinárias japonesas.

Em Paris, trabalhou no famoso L'Arpège, do chef Alain Passard. Voltou para o Japão em 2001 a convite da confeitaria oficial da Família Imperial japonesa, para a abertura do Toraya Café, e hoje ministrava cursos. Além do trabalho nas cozinhas estreladas, foi colunista de gastronomia da "Revista da Folha".

Em 2008, publicou o livro "Minha Cozinha Japonesa" (Publifolha) e em 2016, foi a inspiração do livro "Mari Hirata Sensei" (Bei), de Haydée Belda, no qual contava sua rica trajetória, além de apresentar mais de 80 receitas de seu repertório.

Outro amigo a lamentar a morte da chef nas redes sociais foi o também jornalista Álvaro Pereira Júnior:

Chefs fazem homenagens

A Nossa, o também chef Paulo Machado contou que a comunidade de chefs "está devastada". A chef participou do "Food Safaris", promovido pelo cozinheiro pantaneiro no Japão em 2019.