Topo

Torta de limão é sucesso garantido na sobremesa. Veja dicas para não errar

Torta de limão é sempre um sucesso para quem ama doce. Aprenda truques e receitas - Getty Images/iStockphoto
Torta de limão é sempre um sucesso para quem ama doce. Aprenda truques e receitas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração com Nossa

29/05/2021 04h00

A torta de limão é uma sobremesa delicada que chama a atenção pelo seu visual e sabor: o azedinho da fruta contrasta com o creme bastante adocicado.

Geralmente, a receita tradicional leva poucos ingredientes e são bem acessíveis. A base é preparada com biscoitos, o recheio com leite condensado e a finalização é feita com cobertura de merengue.

"A torta de limão é uma receita que dá um pouco de trabalho, mas é fácil de fazer. Para quem não tem prática, vale a pena seguir direitinho as instruções, consultar variações e escolher bons ingredientes", explica André Boccato, autor do livro Torta de avó (Editora Senac São Paulo).

A seguir, veja detalhes de como preparar uma torta de limão sem erros e receitas para servir de inspiração.

1. Ingredientes de qualidade

Ao escolher os ingredientes, opte por marcas conhecidas e não se esqueça de olhar a validade dos itens. Essa atitude simples garante o sabor e a consistência da sobremesa. É importante se organizar e ver se todos os ingredientes solicitados na receita estão disponíveis e nas quantidades adequadas antes de começar a preparar a torta.

2. Massa crocante

A torta de limão é feita com uma massa de biscoito. Para que ela fique crocante, use um processador para triturar os biscoitos e adicione a manteiga picada até ficar com aparência de farofa. Também é possível triturar os biscoitos no liquidificador e misturar a manteiga com as mãos. Coloque a massa na assadeira de forma uniforme. Faça alguns furinhos com um garfo para a massa não inchar.

"A base de farinha ou biscoito amassado é simples, o segredo é o tempo de forno. É preciso deixar a massa crocante sem torrar. Por isso, siga o tempo recomendado na receita, mas a dica é pré-aquecer o forno", completa Boccato.

3. Usar forma de fundo removível

Para facilitar na hora de desenformar, vale a pena investir em uma forma de fundo removível. Isso evita que a sobremesa "quebre", grude nas laterais ou danifique quando for retirada da forma.

4. Preparar o merengue

Há vários tipos de merengue, mas geralmente, a torta de limão leva o merengue suíço. Nesse caso, as claras e o açúcar vão ao fogo em banho-maria. É importante que a temperatura esteja adequada para dissolver o açúcar. Em seguida, bata o merengue em velocidade máxima até ficar em temperatura ambiente.

"É fundamental ter uma boa batedeira e colocar as gotinhas de limão aos poucos. Ao final, leve de novo ao forno para dar uma 'queimadinha' de leve. E use o bico de confeitar para caprichar na decoração", afirma Boccato.

5. Deixar gelar bem

A torta de limão precisa ser servida bem gelada. Algumas receitas pedem que a sobremesa fique na geladeira por cerca de 3 horas. Por isso, é fundamental se organizar na hora do preparo.