Topo

Caçadores de tornados levam turistas para ver fenômeno de perto nos EUA

Tornado avistado pela See Nature"s Fury - Divulgação See Nature"s
Tornado avistado pela See Nature's Fury
Imagem: Divulgação See Nature's

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

27/05/2021 04h00

Nos meses de maio e junho, os Estados Unidos são palco para uma atividade turística inusitada e que, para muitas pessoas, pode parecer extremamente assustadora: caçar tornados.

Nesta época do ano, o país registra a ocorrência destes fenômenos em regiões rurais e urbanas de estados como Texas, Oklahoma e Kansas e vê movimentar o mercado de quem vive para acompanhar estes redemoinhos atmosféricos que chegam a mais de 400 km/hora.

Empresas com veículos equipados com aparelhos meteorológicos pegam a estrada para tentar chegar perto destas amostras da fúria da natureza — levando, nos bancos de trás, turistas em busca de uma experiência única.

Turista tira foto na frente de tornado em estrada dos Estados Unidos - Divulgação/Storm Chasing Tour - Divulgação/Storm Chasing Tour
Turista tira foto na frente de tornado em estrada dos Estados Unidos
Imagem: Divulgação/Storm Chasing Tour

Uma das companhias que realizam este tipo de passeio é a Storm Chasing Tour, que caça tornados em uma área que abrange diversos Estados norte-americanos, como Colorado, Iowa, Kansas, Missouri, Montana, Nebraska, Oklahoma, Texas e Wyoming. E nada de roteiro predefinido.

Nossos pacotes incluem seis dias de perseguição aos tornados, com hospedagem no meio do caminho. Viajamos durante grande parte do dia para encontrar a melhor área para observar os tornados e outras tempestades", diz Brandon Ivey, da Storm Chasing Tour.

Caçando tornados e outras tempestades nos Estados Unidos - Divulgação/See Nature's Fury - Divulgação/See Nature's Fury
Caçando tornados e outras tempestades nos Estados Unidos
Imagem: Divulgação/See Nature's Fury

"Não é garantido que o tornado será avistado. Mas os turistas sempre testemunham uma grande variedade de condições climáticas severas, como ventos fortíssimos ou tempestades com granizo".

Nestes tours, a empresa utiliza uma van com capacidade máxima para seis turistas, que chegam a ficar 12 horas por dia dentro do veículo (e a percorrer mais de 900 quilômetros diários) na tentativa de encontrar um ou mais tornados.

Paisagem do Colorado durante viagem de perseguição a tornados - Divulgação/See Nature's Fury - Divulgação/See Nature's Fury
Paisagem do Colorado durante viagem de perseguição a tornados
Imagem: Divulgação/See Nature's Fury

Quando o "monstro" é avistado, geralmente a poucos quilômetros de distância, todos descem no meio da estrada para observar e fazer fotos e vídeos do "troféu", que gira de maneira ameaçadora no horizonte.

E Brandon garante que, apesar dos riscos envolvidos, as viagens costumam ser livres de grandes problemas. "Durante as perseguições às tempestades, a aquaplanagem na estrada é considerada um risco. E há ocasiões em que raios são uma ameaça e nos impedem de sair da van. Mas caço tempestades há 25 anos. Sei como chegar perto delas de maneira segura. E a van que utilizamos é bem ágil", afirma ele.

"As coisas que vi durante a semana do tour foram incríveis", conta Philip Barlow, que realizou o passeio.

Passamos por sete Estados americanos e enfrentamos chuva de granizo, ventos de quase 100 quilômetros por hora e ficamos dentro de uma tempestade por mais de 240 quilômetros, com incríveis raios. E meu filho fez o tour logo em seguida e conseguiu ver cinco tornados".

Paisagem do Texas durante caça a tornado da Storm Chasing Tour - Divulgação/Storm Chasing Tour - Divulgação/Storm Chasing Tour
Imagem: Divulgação/Storm Chasing Tour

Paisagem do Texas durante caça a tornado da Storm Chasing Tour - Divulgação/Storm Chasing Tour - Divulgação/Storm Chasing Tour
Imagem: Divulgação/Storm Chasing Tour

10 dias na estrada

A See Nature's Fury é outra empresa que realiza este tipo de passeio nos Estados Unidos. E suas viagens, feitas com veículos SUV, são ainda mais exclusivas, chegando a levar apenas dois turistas por vez.

Eles conduzem jornadas de 10 dias por Estados norte-americanos como Nebraska, Oklahoma, Novo México e Colorado.

Arron Hiscox da See Nature's Fury caçando tornados e outras tempestades - Divulgação/See Nature's Fury - Divulgação/See Nature's Fury
Arron Hiscox da See Nature's Fury caçando tornados e outras tempestades
Imagem: Divulgação/See Nature's Fury

E, nestes trajetos, pequenas cidades americanas, desconhecidas no mundo do turismo de massa, viram um grande atrativo para os viajantes.

A empresa já conseguiu, por exemplo, chegar perto de impressionantes tornados na cidade de Wray (Colorado), em Millsap (Texas), Arkansas City (Kansas) e La Crosse (Kansas).

E os encontros com a fúria da natureza quase sempre são acompanhados por histórias de aventura.

"Para chegar perto do tornado em Millsap, tivemos que dirigir sob chuva pesada, granizo e fortes ventos", relata Arron Hiscox, da See Nature's Fury.

Já em La Crosse, ficamos na frente de um tornado incrível durante a noite. E na cidade de Fairview, observamos um tornado em forma de tromba de elefante, após uma perseguição que cruzou com tempestades em Oklahoma".

Equipamento de caça a tornados no carro da See Nature's Fury - See Nature's Fury - See Nature's Fury
Equipamento de caça a tornados no carro da See Nature's Fury
Imagem: See Nature's Fury

E, nesta região dos Estados Unidos, já há, inclusive, perseguições a tornados programadas para 2022.

Outras empresas que realizam este tipo de passeio são Tempest Tours, Severe Weather Country e Extreme Tornado Tours.