Topo

Louco das plantas? Agora elas têm até a própria playlist de músicas

Música para plantas - Catherine Falls Commercial/Getty Images
Música para plantas Imagem: Catherine Falls Commercial/Getty Images

De Nossa

21/05/2021 13h46

Muitos que não eram tão fãs de plantas pela casa, agora têm as verdinhas como grandes companheiras da pandemia. Pensando no "bem estar vegetal", tem até quem fique horas conversando com samambaias, peperômias e outras queridas da urban jungle.

A boa nova agora, porém, é que as queridinhas têm até mesmo uma lista de músicas voltadas para elas. A playlist "Music For Plants" está disponível na plataforma Spotify.

Segundo a empresa, desde a década de 1970, acredita-se na teoria popular de que as vibrações do conteúdo de áudio estimulam o crescimento das plantas. A plataforma realizou ainda pesquisas de público, que mostraram quão populares as plantas domésticas e seus cuidados se tornaram mundialmente comuns.

Peperômia: seria uma planta do rock, do rap ou do clássico? - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Peperômia: seria uma planta do rock, do rap ou do clássico?
Imagem: Reprodução/Pinterest

Durante os últimos 12 meses, os streams da playlist "Music for Plants" do Spotify cresceram quase 1.400%. Uma pesquisa global realizada pela plataforma revelou que 21% dos proprietários de plantas no mundo (aqui no Brasil, esse índice chega a 31%) tentaram conversar com as plantas em sua casa ao longo do último ano.

Dados de escuta mostraram que o período da manhã é o principal horário em que os usuários do Spotify reproduzem áudios para suas plantas. Além disso, os dados de audiência revelaram que uma em cada dez pessoas (12%) em todo o mundo tentou usar algum tipo de conteúdo em áudio (músicas ou podcasts) para cuidar de suas plantas no ano passado, enquanto aqui no Brasil esse índice foi ainda maior com 19% das pessoas tocando alguma música ou podcast.

Muitos usuários do Spotify também criaram suas próprias playlists de plantas, e utilizaram as plantas de casa mais populares para dar nomes a elas. As escolhas de músicas populares para essas playlists refletem uma variedade de gêneros. , Algumas delas são: "Ivy" - Frank Ocean, "Such Great Heights" - Iron & Wine, "BUTTERFLY EFFECT" - Travis Scott, "Mr. Brightside" - The Killers, "Garden (Say It Like Dat)" - SZA, "Here Comes the Sun" - Remastered 2009 - The Beatles.

Para quem vai direto no tema, o álbum Mother Earth's Plantasia, lançado em 1976 pelo músico Mort Garson (com destaque para as faixas Mother Earth's Plantasia e Concerto for Philodendron & Pothos), aumentaram mais de 40% este ano.

Samambaia - Getty Images - Getty Images
Samambaia, qual é o teu som?
Imagem: Getty Images

Vida de urban jungler

A pesquisa revelou, ainda, que 38% dos entrevistados no Brasil também disseram sentir que cuidar de plantas domésticas oferece às pessoas mais um propósito na vida, enquanto 31% das pessoas no Brasil acreditam que vão levar sua paixão por plantas domésticas para o futuro.

No Brasil, 13% dos entrevistados revelaram gastar mais dinheiro em plantas domésticas nos últimos 12 meses do que antes, enquanto 21% dizem que estão tendo mais orgulho de suas plantas domésticas do que nunca e 32% acreditam que ainda serão apaixonados por plantas de casa no futuro.

Apesar da crescente "onda verde", dados da pesquisa do Spotify mostraram que 25% dos usuários do Spotify no Brasil acham difícil saber como cuidar de suas plantas domésticas.

E neste quesito, o Nossa pode ajudar os neófitos das selvas urbanas. Acompanhe a seção Plantados para tendências, dúvidas e dicas de cuidados para suas novas "filhas".