Topo

Casa em frente a igreja homofóbica é transformada em símbolo LGBTQI+

"Casa da Igualdade", comprada em frente à Igreja Batista Westboro em Topeka e decorada com a bandeira do Orgulho LGBTQI+ como manifesto - Aaron Jackson/Insider
"Casa da Igualdade", comprada em frente à Igreja Batista Westboro em Topeka e decorada com a bandeira do Orgulho LGBTQI+ como manifesto Imagem: Aaron Jackson/Insider

De Nossa

21/05/2021 10h32

Ao ver uma residência à venda em frente à Igreja Batista Westboro em Topeka, EUA, o norte-americano Aaron Jackson decidiu comprá-la e usar a decoração do local como um manifesto contra as ideologias homofóbicas pregadas pela instituição religiosa em questão, localizada no outro lado da rua. Para isso, ele pintou a casa com as cores da bandeira do Orgulho LGBTQI+ e a transformou na "Casa da Igualdade".

Embora vários grupos religiosos apoiem a inclusão e igualdade LGBTQ, de acordo com a Gay & Lesbian Alliance Against Difamation (GLAAD), a Igreja Batista de Westboro não é um deles.

A organização é considerada um grupo religioso extremista, de acordo com o Southern Poverty Law Center. Seus membros acreditam que a homossexualidade é um pecado, de acordo com o próprio site da igreja.

Em outubro de 2012, Aaron Jackson, que é o fundador da "Planting Peace", organização sem fins lucrativos global cujas iniciativas incluem a conservação ambiental e campanhas de defesa LGBTQI+, comprou a casa e foi morar nela junto com uma colega.

Poucos meses depois, em março de 2013, eles pintaram o arco-íris do lado de fora da casa e a " Casa da Igualdade " nasceu, chamando a atenção da mídia local.

"Nós não estávamos tentando começar uma guerra com eles ou qualquer coisa dessa natureza", disse Aaron ao site "Insider". "Eles acreditam em uma coisa e nós acreditamos em outra. Estamos nos opondo a sua visão".

Fachada da casa decorada por Aaron e uma colega, ambos da ONG "Planting Peace" - Aaron Jackson/Insider - Aaron Jackson/Insider
Fachada da casa decorada por Aaron e uma colega, ambos da ONG "Planting Peace"
Imagem: Aaron Jackson/Insider

A igreja, quando contatada pelo veículo, rebateu dizendo: "A única igualdade com a qual você precisa se preocupar é que todo ser humano também merece ir para o inferno".

A instituição religiosa passou a descrever a "Casa da Igualdade" como "um monumento para glorificar o pecado", e disse que aqueles atrás da casa "zombam, se rebelam contra e mostram seu ódio pelo Senhor Jesus Cristo".

Atualmente, em um ano normal, a casa colorida com a bandeira LGBTQI+ recebe cerca de 150 visitantes por dia, embora a média diária tenha caído para cerca de 20 a 40 pessoas durante a pandemia do coronavírus.

"Sempre que alguém vir uma foto da Igreja Batista de Westboro, eles verão também uma casa do Orgulho LGBTQI+. Essa era minha principal intenção", comenta Aaron.

O comprador da casa conclui dizendo esperar que, quando as crianças LGBTQI+ forem até a casa, "percebam que não são menos, que são iguais a todos nós, embora mensagens de pessoas como as da Igreja Batista de Westboro preguem que eles são de alguma forma menos do que certo."