Topo

Preto e branco com toques industriais: apê de 57 m² surpreende com misturas

Ana Leite aproveitou a transformação imaginada para o apartamento, com mistura de estilos e simplificação, e hoje compartilha conteúdos sobre o tema no Instagram - Arquivo Pessoal
Ana Leite aproveitou a transformação imaginada para o apartamento, com mistura de estilos e simplificação, e hoje compartilha conteúdos sobre o tema no Instagram Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

20/05/2021 04h00

Depois de uma temporada nos Estados Unidos, a supervisora de marketing Ana Leite voltou ao Brasil praticamente casada com Rafael, que conheceu por lá. Foi tudo muito rápido: a proposta para morar em Campinas (SP) com ele foi aceita e, tempos depois, em uma volta pelo quarteirão, o casal comprou este apartamento de 57 m² em Hortolândia (SP). Ele seria entregue em 20 dias — o tempo para uma reforma rápida, como ela queria.

Ana já tinha até o projeto em mente: "O pedreiro nem acreditou, eu dava todos os detalhes para ele. Queria um espaço bem aberto, amo integração total", lembra. Logo veio um enorme balde de água fria: todas as paredes do imóvel eram estruturais e não poderiam ser derrubadas.

Ana e Rafael com a cachorrinha de estimação - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Ana e Rafael com a cachorrinha de estimação
Imagem: Arquivo Pessoal

Em vez de chorar com a descoberta, ela mudou a forma de ver as coisas. "Comecei a me ver como solucionadora de problemas", ri. Três coisas tinham espaço garantido nos seus planos: elementos do estilo industrial, cimento queimado e tijolos aparentes.

Quando começou a compartilhar os aprendizados e alegrias no perfil @apto113jb , Ana se tornou também criadora de conteúdo. "O Instagram foi meu hospital na pandemia e me trouxe para o que amo fazer", conta. Surgiu também a vontade de fazer cerâmica — e logo mais terá um torno nesse lar.

Inquieta, ela mesma fez os tijolinhos de gesso e assentou na parede. "Foi a primeira aventura grande. Depois fiz a parede de cimento queimado, colando o papel vinílico, na época que esse modelo chegou ao país. Amei o resultado", conta. Ela não parou mais de mudar a casa.

Decoração da sala de estar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração da sala de estar
Imagem: Arquivo Pessoal
Tijolos à mostra enfeitam cômodo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Tijolos à mostra enfeitam cômodo
Imagem: Arquivo Pessoal

Boas histórias

Um neon sobre o bar pode levar você a imaginar que a frase de Ana e Rafael é "Better Together". Mas não. "Eu amo café e amo gim. Queria fazer um canto para o café e outro para a bebida. Daí pensei: por que não juntar os dois? Vem daí a frase", ri.

Divertida é também a varanda, que ganhou jardim vertical com plantas naturais — que estão também em uma faixa da parede do banheiro, uma surpresa. "Trouxe muito valor, junto de madeira e do mármore Carrara da bancada", aponta. O décor é neutro, para poder abrir frente a itens novos, que são como um combustível para ela, apaixonada por decoração.

Eu amo viajar, mas aproveito minha casa com força. Aprendi que podemos transformar a casa em um lugar tão especial que vai ser difícil querer sair."

Cozinha do apartamento de Ana - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha do apartamento de Ana
Imagem: Arquivo Pessoal

Todos os dias Ana toma café na varanda, com calma, e aproveita a paisagem com horizonte livre. Dali, vê os aviões pousarem no Aeroporto de Viracopos e pensa que em todas as férias viajava durante 30 dias, sem curtir seu lar. Novos tempos, novas ideias: foi preciso uma pandemia para descobrir que dá pra ser feliz sem fazer as malas.

Dicas da Ana para dar personalidade ao apê recém-comprado

Mistura de estilos, economia de dinheiro e simplificação estão entre as dicas de Ana - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Mistura de estilos, economia de dinheiro e simplificação estão entre as dicas de Ana
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Como reformar em um mês? "Primeira escolha é o piso e a cor da parede. A dica é apostar em tons mais neutros, pois isso define o resto da decoração e torna muito mais fácil fazer as outras escolhas."
  • Quer gastar menos? "Invista em piso vinílico, rápido e de fácil instalação. Na parede, tom claro. O nosso gosto muda, a gente vê novas ideias e a base neutra ajuda a fazer essas mudanças com mais facilidade."
  • Não se afobe. "Se for possível espere e junte dinheiro para comprar materiais bons, como a bancada de quartzo que coloquei na cozinha. É maravilhosa, não mancha. Esperei um pouco e valeu a pena dar um passo de cada vez."
  • Misture estilos. "Tenho muita coisa de madeira e ferro que remetem ao estilo industrial, mas também gosto do envelhecido e de outros estilos. Assim a gente cria uma estética, misturando estilos aos poucos, buscando a harmonia entre tons e escolhas."
  • Simplifique. "Em vez de fazer uma parede de cimento queimado, usei papel de parede que simula o efeito e custou menos. É algo que surpreende no apê, ele tem até pontos de ferrugem, e foi aplicado em 30 minutos."

@s que me inspiram

@rock_and_home

“Amo a Fabi e o perfil dela é o primeiro que me inspirou no Instagram, não só por ter uma casa linda, mas por ser uma pessoa muito acolhedora nas palavras e que põe mesmo a mão na massa!”

@estudio_314

“A Claudia não aparece muito no vídeo, assim como eu. Mas conta uma história linda, que faz a gente se sentir na casa dela. É um perfil que eu não pararia de seguir nunca.”