Topo

Aldeia italiana inundada que inspirou série da Netflix "emerge" pela 1ª vez

A torre da igreja no Lago Resia, antes do escoamento da água para manutenção - Getty Images
A torre da igreja no Lago Resia, antes do escoamento da água para manutenção Imagem: Getty Images

De Nossa e ANSA

20/05/2021 12h55

Uma vila no norte da Itália voltou a ser vista nesta semana. Inundada há 70 anos, Curon "ressurgiu" e está atraindo turistas e moradores curiosos.

Localizada na parte norte do país, a vila abrigava centenas de pessoas antes de ficar debaixo d'água pela instalação de uma usina hidrelétrica. À época, 160 casas tiveram que ser abandonadas.

De acordo com a BBC News, dois lagos próximos à área foram "fundidos" em 1950. No lugar da pequena cidade, nasceu então um terceiro lago, chamado Resia.

A mudança acabou atraindo pessoas por uma questão curiosa. A inundação tirou de vista toda a vila, exceto a torre de uma igreja do século 14. Durante o inverno, pessoas costumam caminhar sobre a água congelada.

Famosa torre de igreja erguendo-se da água no maior lago do sul do Tirol - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Famosa torre de igreja erguendo-se da água no maior lago do sul do Tirol
Imagem: Reprodução Instagram

Esse cenário misterioso serviu de inspiração para a série "Curon", da Netflix, que estreou no streaming em 2020, e para o livro "Daqui não saio", que chegou às livrarias nacionais no mesmo ano.

A novidade é que, para fazer manutenção, a água do lago artificial foi drenada e a cidade emergiu pela primeira vez — mas de forma temporária. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o que restou de Curon, como degraus e paredes.

Luisa Azzolini, da comuna de Merano, foi uma das pessoas que visitou o local e deixou o seu relato na internet. Segundo ela, caminhar pelos restos foi uma "sensação estranha".

Veja os registros: