Topo

Como planejar uma viagem sozinho: dicas para curtir e não passar apertos

Mulher sozinha em Machu Picchu - Getty Images
Mulher sozinha em Machu Picchu
Imagem: Getty Images

Priscila Carvalho

Colaboração para Nossa

18/05/2021 04h00

Muita gente acha que viajar sozinho pode ser triste ou perigoso e se surpreendem com viajantes "solo" que partem pelo mundo sem amigos, família ou "crush".

No caso das mulheres, nada mais comum do que ouvir "Você não tem medo de viajar desacompanhada?". Embora seja cada vez mais comum vê-las mochilando e viajando pelo mundo, ainda há muito receio e insegurança em relação a estar sozinha durante longos períodos.

Para ajudar homens e mulheres que estão planejando sua primeira viagem solo para depois da pandemia, Nossa preparou um guia esclarecendo as maiores dúvidas:

Reserve antes o local hospedagem

Alguns viajantes, principalmente mochileiros, preferem escolher a hospedagem na hora em que chegam no local. Muitas vezes, com o intuito de encontrar algo mais barato ou negociar diretamente com o proprietário, a reserva de hostel ou hotel ficam em segundo plano. Mas são nessas situações que podem ocorrer imprevistos e problemas.

Use e abuse das possibilidades de reservar hospedagem e passeios antes de partir - Getty Images - Getty Images
Use e abuse das possibilidades de reservar hospedagem e passeios antes de partir
Imagem: Getty Images

A administradora Alline Sampaio, 33 anos, viaja sozinha há mais de três anos e conta que sempre reserva pelo menos a primeira noite ou até duas em um hostel. Ela conta que uma vez, ao viajar para Nova Zelândia, decidiu dormir dentro de um carro na rua, mas isso era proibido no país. Consequentemente, não tinha onde dormir.

"Depois disso, descobri um aplicativo chamado CamperMate, que funciona bem na Nova Zelândia e Austrália. Ele mostra onde você pode 'acampar' com o seu carro e dormir tranquilamente. Facilitou muito, porque nunca mais durmo no carro em lugar proibido", afirma.

Documentos em formato digital

Nunca viaje sem uma cópia do passaporte, carteira internacional de vacinação e motorista. Além disso, tente sempre mandar fotos desses documentos para o seu e-mail. Caso perca em alguma viagem poderá consultá-los para emergências.

Tenha junto com você também o telefone da embaixada do Brasil no país em que você está. Em alguns casos extremos, o contato irá ajudar.

Invista em um seguro viagem

Principalmente em viagens internacionais, é fundamental adquirir um seguro saúde para emergências. A psicóloga e blogueira Luisa Galiza, 35 anos, faz viagens sozinhas há mais de dez anos, sendo que a maioria é com foco em ecoturismo e viagens de natureza.

Ela conta que já precisou desse tipo de serviço diversas vezes e nunca recomenda que as pessoas viajem sem proteção. "Uma vez tive uma canelite que não conseguia andar de dor. Também já tive uma dor de garganta extrema e fui atendida dentro do hotel. Seguro é importante", ressalta.

Seguro viagem e reservas antecipadas garantem viagem mais tranquila - Getty Images - Getty Images
Seguro viagem e reservas antecipadas garantem viagem mais tranquila
Imagem: Getty Images

Veja a nota e avaliação das pessoas nos aplicativos

Seja no couchsurfing, hostel ou Airbnb, é fundamental checar as referências do anfitrião. Se a maioria dos feedbacks for negativo, evite reservar essa hospedagem.

Gaia Vani, 29 anos, conta que durante seu stopover em Santiago, no Chile, ela ficou em um couchsurfing (dormir no sofá da pessoa), mas se atentou muito a todas as pontuações do dono da casa na plataforma. "Eu fiquei preocupada porque fiquei na casa de um homem que morava sozinho. Mas ele tinha boas avaliações e eu não tive problema", lembra.

E isso não vale somente para os apps de hospedagem. É fundamental checar as notas nos aplicativos de corrida, carona e outros.

Viaje com mais de dois cartões

Nunca faça uma viagem somente com único cartão de crédito ou débito. É fundamental deixar o outro em local seguro e fazer passeios somente com u. Em caso de perda ou roubo, será possível sacar ou usar o dinheiro no destino.

Além disso, ande com uma doleira para guardar documentos e, às vezes, dinheiro em espécie. O acessório não chama atenção, é seguro e ainda evita furtos.

Faça da internet uma aliada na hora de viajar - Getty Images - Getty Images
Internet pode ser uma grande aliada na hora de viajar
Imagem: Getty Images

Use aplicativos que otimizem sua viagem

Sempre que possível baixe apps que permitem uma organização maior no seu roteiro. Existem diversas ferramentas que vão desde ajuda na hospedagem até os melhores restaurantes no país. São eles:

Around me
Ele ajuda muito caso você não goste de fazer uma pesquisa detalhada em blogs de viagem sobre as atrações turísticas de cada lugar. A plataforma indica onde há restaurantes, postos de gasolina, hoteis, supermercado e outros estabelecimentos bem perto de onde você.

Hostelworld
É um dos principais apps para procurar hostel em qualquer lugar do mundo. Com ele, é possível checar os reviews de determinado hóspede, escolher os melhores locais para se hospedar e ter um bom contato com pessoas de outras nacionalidades, já que a maioria dos gringos pesquisam nesse aplicativo.

Avise sua família sempre

Não esqueça de sinalizar a cidade ou país que está ou que estará nos próximos dias. É muito importante familiares ou pessoas próximas saberem sua localização. Não precisa ser em tempo real, mas tente dizer sobre o nome do hostel, hotel e cidade que estará. Avise também se o lugar tem internet e se terá estrutura para receber ligações.

Sua primeira viagem solo não precisa ser enorme. Comece aos poucos - Getty Images - Getty Images
Sua primeira viagem solo não precisa ser enorme. Comece aos poucos
Imagem: Getty Images

no seu tempo

Não existe regras na hora de viajar sozinho. Muitas vezes você começa a viajar sem ninguém e descobre que detesta ou que realmente ama a prática. Por isso o ideal é começar aos poucos. Saia sem ninguém ou pratique o turismo na sua própria cidade, por exemplo.

Experimente ir a um restaurante desacompanhado, cinema e até um bar. Se deseja viajar, procure um local próximo e que você tenha fácil acesso. Depois, explore destinos mais distantes, até fazer uma viagem internacional sem nenhuma companhia.

Dicas ainda mais importantes para elas

A mulheres sozinhas é recomendado ainda mais cuidado com segurança - Getty Images - Getty Images
A mulheres sozinhas é recomendado ainda mais cuidado com segurança
Imagem: Getty Images

Foque na segurança

Nem sempre andar em alguns países é tão simples. Situações como assédio e violência podem ser frequentes e é necessário ficar bem atenta. Ao sentir-se ameaçada em algum lugar, procure imediatamente a polícia local ou embaixada brasileira.

Caso seja seguida e até abordada por pessoas estranhas, finja que está com um determinado grupo de pessoas e peça ajuda. Dessa forma, o outro vai se sentir intimidado e vai deixá-la.

Outra dica importante é evitar locais muito escuros e desertos durante seu trajeto. Se chegar em alguma rodoviária ou ponto de parada na madrugada, não abandone o lugar e tente procurar um espaço com um maior número de pessoas.

Nunca diga que está sozinha a desconhecidos

Se estiver sozinha em algum local, não conte que você está desacompanhada para alguém que não conhece. Não são todas, mas, muitas vezes, algumas pessoas podem abordar você com intuito de assédio ou roubo.

Por isso, ao ser questionada por alguém se está sozinha na viagem, fale: "estou esperando uma amiga", "meus pais já estão chegando", "meu namorado (a) já está vindo."

Pesquise a cultura e costumes do país visitado

Sabemos que a roupa não deve ser desculpa ou sinônimo para nenhum caso de abuso ou assédio sexual. Porém, em alguns países, ter cuidado com a vestimenta, é fundamental para evitar desconfortos ao longo da viagem. Procure saber bem o que pode ou não ser vestido naquele destino.

Joanna Pimentel, 25 anos, teve essa preocupação no Marrocos, por exemplo. "Aqui no Brasil temos um feminismo forte sobre usar o que você quer, mas quando estamos viajando é um pouco complicado. É bom pesquisar como as pessoas se vestem no lugar, até mesmo para saber como se comportar e em respeito à cultura também", afirma. Ela ressalta ainda que durante essa viagem, preferiu ficar de calça comprida e evitar decote.

Troque figurinhas

Tirar suas dúvidas com quem já tem experiência em viagens solo é sempre uma ajuda. Além disso, há serviços voltados para mulheres mochileiras.

Ter contato com outras viajantes podem ajudar a captar boas dicas pelo mundo - Getty Images/Maskot - Getty Images/Maskot
Ter contato com outras viajantes podem ajudar a captar boas dicas pelo mundo
Imagem: Getty Images/Maskot

Exemplo disso é o Sisterwave, conhecido como o "Airbnb das mulheres". Na plataforma, é possível se hospedar na casa de anfitriões somente do sexo feminino, garantindo uma maior segurança às viajantes solo. Além disso, o site também disponibiliza serviços como guias, conversas e experiências entre pessoas do sexo feminino.