Topo

Receitas portuguesas: como preparar do bacalhau ao pastel de nata

Pasteis de nata são uma das muitas receitas portuguesas que ganharam o mundo - Getty Images
Pasteis de nata são uma das muitas receitas portuguesas que ganharam o mundo
Imagem: Getty Images

Samantha Cerquetani

Colaboração com Nossa

13/05/2021 04h00

A culinária portuguesa se destaca por ter ingredientes comuns que podem facilmente ser encontrados no Brasil. Além do famoso bacalhau, as receitas incluem arroz, batata, ovos, azeite, sardinha, carnes, embutidos, feijão, alho, azeitonas e pães.

De acordo com Lucas Brandão, professor do curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac, as receitas são fáceis de preparar, com técnicas simples e ingredientes bastante acessíveis.

"As receitas portuguesas geralmente têm caráter mais rústico e são mais familiares. De modo geral, não utilizam técnicas muito complexas de cozimento. E a aparência desses pratos sempre se apresenta de maneira simples e caseira", afirma o professor.

Receitas portuguesas: sardinhas grelhadas, bolinhos de bacalhau e bacalhau a brás - Getty Images - Getty Images
Receitas portuguesas: sardinhas grelhadas, bolinhos de bacalhau e bacalhau a brás
Imagem: Getty Images

Na hora do preparo das receitas portuguesas é importante comprar ingredientes de qualidade e não ter pressa para cozinhar.

Torne este um momento prazeroso e familiar. E não se esqueça de ter sempre à mão um bom pão e um azeite português para acompanhar os pratos lusitanos", completa Brandão.

Abaixo, selecionamos algumas receitas portuguesas para você descobrir novos sabores e degustar preparações ricas em sabores.