Topo

Guia de viagem póstumo de Anthony Bourdain tem dicas de 43 países

 O chef, escritor e apresentador Anthony Bourdain (1956-2018) - Divulgação CNN
O chef, escritor e apresentador Anthony Bourdain (1956-2018)
Imagem: Divulgação CNN

De Nossa

11/05/2021 04h00

Chef, apresentador e escritor, Anthony Bourdain (1956-2018) ficou conhecido internacionalmente pelo seu livro "Cozinha Confidencial", publicado no Brasil em 2001, e por programas de TV, como o "Anthony Bourdain: Parts Unknown", da CNN, que ostenta doze temporadas mais sete "Emmy Awards".

Três anos após ser encontrado morto na França, seu conhecimento a respeito de restaurantes, hotéis e atrações é revivido no livro "World Travel: An Irreverent Guide", recém-lançado nos EUA e ainda sem tradução em português. A obra conta com dicas de 43 países.

No guia de viagem, encontram-se reflexões do viajante profissional, que defende a improvisação como parte fundamental da experiência em outras cidades e continentes.

Uma das suas frases famosas é:

Nada inesperado e maravilhoso vai acontecer se você tiver um itinerário em Paris preenchido pelo Louvre e pela Torre Eiffel".

É esse espírito que orienta o apanhado de dicas presente ao longo de 480 páginas. Mesmo nos destinos já manjados, a proposta é sair do piloto automático.

World Travel - Anthony Bourdain - Reprodução - Reprodução
World Travel, livro póstumo de Anthony Bourdain
Imagem: Reprodução

Coautora da obra e amiga de Bourdain, Laurie Woolever chegou a se encontrar com o chef em 2017 para alinhar quais lugares valiam a pena ser incluídos no livro.

A ideia inicial era que Bourdain escrevesse o guia nas suas folgas. Sem que isso fosse colocado em prática, Laurie completou as indicações com informações sobre custos de transporte e aeroportos. Amigos e familiares aproveitaram para registrar na obra depoimentos e homenagens ao apresentador.

Bourdain durante gravações do programa "Parts Unknown", em Salvador  - Divulgação/twitter.com/Bourdain - Divulgação/twitter.com/Bourdain
Bourdain no "Parts Unknown", em Salvador
Imagem: Divulgação/twitter.com/Bourdain

O chef e apresentador Anthony Bourdain - Heudes Regis/Divulgação - Heudes Regis/Divulgação
Anthony Bourdain provando um sanduíche
Imagem: Heudes Regis/Divulgação

Confira cinco frases inspiradoras de Bourdain

1.

"Viagens não são sempre bonitas. Não são sempre confortáveis. Algumas vezes dói, pode até doer o coração. Mas está tudo bem. A jornada te muda; ela deveria te mudar. Ela deixa marcas na sua memória, na sua consciência, no seu coração e no seu corpo. Você leva algo com você. Com sorte, você deixa algo para trás".

2.

"Eu aprendi há muito tempo que tentar controlar as férias perfeitas será sempre um desastre. Isso vai te levar a momentos terríveis."

3.

"Quando você estiver lidando com questões complexas de transporte, a melhor coisa a se fazer é pegar uma cerveja gelada e deixar alguma outra pessoa descobrir o que fazer."

Barack Obama e Anthony Bourdain tomam uma cerveja em Hanói, no Vietnã - Divulgação / CNN Brasil - Divulgação / CNN Brasil
Barack Obama e Anthony Bourdain tomam uma cerveja em Hanói, no Vietnã
Imagem: Divulgação / CNN Brasil

4.

"Parece que quanto mais lugares eu vejo e experimento, mais eu percebo como o mundo é grande. Quanto mais eu conheço, mais eu percebo o quão pouco eu sei das coisas, quantos lugares eu ainda tenho para visitar, quanto ainda há para aprender."

5.

"Se eu sou defensor de alguma coisa, é de se mover. O mais longe que você puder, tanto quanto você puder. Sobre os mares ou simplesmente através de um rio. O tanto quanto você puder andar no lugar de outra pessoa, ou pelo menos comer a sua comida; isso já é um ganho para todos. Abra a sua mente, se levante do sofá, mova-se."