Topo

Doce de leite fácil: aprenda a cozinhar leite condensado na pressão

Textura densa e cor escura - Flavio Coelho/Getty Images
Textura densa e cor escura Imagem: Flavio Coelho/Getty Images

De Nossa

10/05/2021 04h00

Um recurso fácil para obter doce de leite é cozinhar o leite condensado na panela de pressão. Em questão de minutos, a textura se torna densa e a cor, marrom.

A guloseima é ótima para rechear bolos, cobrir tortas como bannoffee e acompanhar frutas. Vanessa Alves Vieira, professora do Centro Universitário Senac de Santo Amaro, nos ajuda a entender o processo e explica quais cuidados são necessários na manipulação.

Passo a passo de atenção

O processo é simples: basta colocar a lata na panela de pressão com água e esperar cozinhar. Para garantir a segurança, coloque água até a marca indicada na panela. Caso não exista, deixe um espaço de três dedos entre a água e borda da panela.

Na hora ligar o fogo, certifique-se que a panela está lacrada corretamente. Caso contrário, não pega pressão e fica difícil controlar o tempo.

Leite condensado - Crispin la valiente/Getty Images - Crispin la valiente/Getty Images
Lata de leite condensado: espere esfriar para abrir
Imagem: Crispin la valiente/Getty Images

Para um doce mais claro, no tom do recheio do bem-casado, marque 20 minutos após começar a fazer o chiado da pressão. Quem preferir um tom mais escuro pode deixar 40 a 60 minutos, contados a partir do mesmo ponto.

"Temos o hábito de deixar o fogo no máximo para pegar pressão mais rápido e, assim que ela começar a fazer barulho, baixe para o fogo médio para não secar a água".

Após esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair para abrir a panela. Para ter certeza, levante levemente o pino. Se ainda fizer barulho, aguarde mais uns minutos e verifique novamente.

A espera não acaba por aí. Mesmo depois de tirar a pressão e abrir a panela, ainda não pode abrir a lata e pegar uma colherada.

Espere esfriar totalmente. Por essa espera, sempre indico fazer o processo um dia antes de usá-lo para prevenir qualquer tipo de acidente".

Sem panela de pressão

Panela de pressão: fechar bem e esperar para abrir - Abhishek Kain / EyeEm/Getty Images - Abhishek Kain / EyeEm/Getty Images
Panela de pressão: fechar bem e esperar para abrir
Imagem: Abhishek Kain / EyeEm/Getty Images

Não tem panela de pressão ou tem medo de usar? Sem problemas. Com mais tempo, o cozimento também pode ser feito em panelas convencionais.

"Neste caso, certifique-se de que a água cubra a lata e deixe ferver por no mínimo 2 horas para uma cor clara, 2h30 para uma cor mais acentuada e 3 horas para uma cor mais escura".

Lembre-se: essa água vai evaporar mais rápido pelo tempo. Por isso, deixe uma chaleira com água quente preparada e controle o nível da água sempre que precisar.

O que é, o que é

Leite condensado - Julia Sudnitskaya/Getty Images - Julia Sudnitskaya/Getty Images
Leite condensado: tem muito açúcar, mas textura é líquida
Imagem: Julia Sudnitskaya/Getty Images

O leite condensado é o leite da vaca que passa pelo processo de filtragem e pasteurização e, depois, recebe uma generosa quantidade de açúcar. Na sequência, passa pela evaporação e perde 60% da água do leite. Por fim, adiciona-se lactose em pó para aumentar a viscosidade e evitar a cristalização.

O doce de leite, por sua vez, quando feito pelo processo caseiro, leva cerca de uma parte de açúcar para quatro de leite. A mistura vai com bicarbonato de sódio ao fogo até reduzir e chegar a cor e consistência desejadas. "Nesse processo, grande parte da água do leite evapora, concentrando o açúcar. O bicarbonato entra para não deixar essa concentração criar coágulos".