PUBLICIDADE
Topo

Azulejos na decoração: dicas e inspirações para transformar a casa

Os azulejos deixaram de ser apenas um revestimentos para serem adotados como protagonistas na decoração - Reprodução
Os azulejos deixaram de ser apenas um revestimentos para serem adotados como protagonistas na decoração
Imagem: Reprodução

De Nossa

09/05/2021 04h00

Se antes era visto apenas como um revestimento, atualmente é cada vez comum vermos decorações com azulejos, um elemento que pode destacar uma parede das demais e trazer grande trunfo a um espaço com suas características específicas, incluindo as texturas, cores e formatos.

De acordo com o arquiteto Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, com a renovação arquitetônica, o azulejo passou a ser visto como material de protagonismo, sinal de renovação e até de expressão artística.

O uso deste material, que resiste ao tempo, se inova a cada dia, inclusive nas possibilidades funcionais"

"Vejo o azulejo como um elemento que nos permite registrar, no décor, uma expressão que corrobore com o estilo dos moradores", explica para Nossa.

Para que conheça mais sobre ele e como utilizá-lo em um espaço, Renato e sua sócia e arquiteta Erika Mello, separaram algumas informações importantes sobre o objeto decorativo.

esta cozinha, o azulejo preto desenhado exala elegância e acompanha a tonalidade da bancada, dividindo o protagonismo para a marcenaria colorida - Luis Gomes - Luis Gomes
Nesta cozinha, o azulejo preto desenhado exala elegância e acompanha a tonalidade da bancada, dividindo o protagonismo para a marcenaria colorida
Imagem: Luis Gomes

Tamanho
Qual escolher?

Não existe nenhuma regra para a definição das dimensões do azulejo. Entretanto, sua escolha precisa ser cuidadosa a partir do ambiente que o receberá. "Cada vez mais estamos abandonando a ideia do rejunte como um complemento inerente na aplicação dos revestimentos. Adotamos critérios que também são empregados para outros materiais, mas que podem garantir um resultado lindo e muito funcional", detalha a arquiteta Erika Mello.

Para cozinhas, por exemplo, que concentram um volume expressivo de gordura por conta do preparo de alimentos, a recomendação é optar por superfícies lisas e com cantos retificados. Azulejos com texturas, e que necessitem de muito rejunte, demandarão uma manutenção mais complicada, gerando desconforto ao morador.

Nesta cozinha, os azulejos em tons fortes de azul e cinza foram desenhados pelos arquitetos Renato e Erika e desenvolvido pela Eliane Revestimentos com exclusividade - Luis Gomes - Luis Gomes
Nesta cozinha, os azulejos em tons fortes de azul e cinza foram desenhados pelos arquitetos Renato e Erika e desenvolvido pela Eliane Revestimentos com exclusividade
Imagem: Luis Gomes

Vale ainda considerar que peças muito pequenas requerem um volume maior de rejunte. No tocante aos banheiros, os profissionais do escritório esclarecem que a situação é bastante semelhante, pois os revestimentos acumulam a gordura corporal combinada aos produtos de higiene.

"Dessa forma, a especificação para o ambiente também requer critérios. Em nossos projetos, damos preferência às peças maiores, lisas e retificadas", complementa Renato.

Com o advento do LED, o azulejo dessa cozinha alçou destaque com a fita embutida na marcenaria - Luis Gomes - Luis Gomes
Com o advento do LED, o azulejo dessa cozinha alçou destaque com a fita embutida na marcenaria
Imagem: Luis Gomes

Composição
Como combinar?

Não é necessário que o azulejo esteja 100% combinando com as demais cores eleitas para as paredes ou que apresente o mesmo tom do mobiliário. Segundo Renato, é ainda mais bacana a 'brincadeira' de tonalidades, principalmente quando o revestimento se realça no espaço.

Outra opção interessante, que é comumente realizada, se traduz na combinação de dois ou mais azulejos em um único ambiente. De acordo com a arquiteta Erika Mello, dependendo da escolha de revestimentos, a composição pode se tornar muito moderna.

"Para tanto, dedicamos um olhar preciso aos contrastes provocados por esse mix de cores e texturas. A ajuda de um profissional habilitado faz-se essencial", elenca.

Nesta cozinha, os profissionais propuseram um azulejo colorido, que remete ao visual do ladrilho hidráulico, para evidenciar o amarelo da marcenaria - Luis Gomes - Luis Gomes
Nesta cozinha, os profissionais propuseram um azulejo colorido, que remete ao visual do ladrilho hidráulico, para evidenciar o amarelo da marcenaria
Imagem: Luis Gomes

Manutenção
Como limpar?

As superfícies dos azulejos são preparadas para receber produtos de limpeza, facilitando o dia a dia dos moradores.

Para o arquiteto Renato Andrade, o que pode tornar mais complicada esta manutenção, é o tamanho da peça e a quantidade de rejunte presentes para finalizar os acabamentos.

 Neste banheiro, o revestimento retangular permitiu a aplicação em formato geométrico, conhecido como efeito chevron - Luis Gomes - Luis Gomes
Neste banheiro, o revestimento retangular permitiu a aplicação em formato geométrico, conhecido como efeito chevron
Imagem: Luis Gomes

Tradutor: Só um revestimento? Que nada. Azulejos viram astros da decoração