Topo

Torta holandesa: 8 dicas para não errar no preparo do doce

Torta holandesa precisa de cuidados especiais para ficar perfeita - Getty Images/iStockphoto
Torta holandesa precisa de cuidados especiais para ficar perfeita
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

02/05/2021 04h00

Com um visual sofisticado, a torta holandesa é uma sobremesa gelada bastante cogitada em ocasiões especiais. A receita tradicional leva ingredientes simples como manteiga, açúcar, gema de ovo, creme de leite, além de chocolate para cobertura e biscoitos para a base e decoração.

O doce é preparado em camadas — biscoito, creme e chocolate. E há algumas variações da receita, mas é bastante simples de fazer. O importante é se atentar para não errar na hora da montagem e não ter pressa.

A seguir, veja algumas dicas para preparar uma torta holandesa deliciosa e 5 receitas de dar água na boca.

1. Escolha dos ingredientes

Sempre opte por ingredientes de qualidade e confira a validade dos itens. Essa atitude garante o sabor e a consistência da sobremesa. "A torta holandesa pode levar gemas cruas. Por isso, é preciso atenção redobrada na escolha dos ovos para evitar que eles venham contaminados ou estragados", explica Roseli Cândeo, culinarista e instrutora de gastronomia do Senac EAD.

2. Quantidades adequadas

Para não ter erro, a recomendação é seguir a receita. Antes de começar, separe os ingredientes já nas quantidades corretas para utilização. Se algum item estiver na quantidade errada, a torta pode desandar.

Nada de inventar na hora de fazer uma receita de torta holandesa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nada de inventar na hora de fazer uma receita de torta holandesa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

3. Substituições

Se não tiver experiência, o melhor a fazer é evitar substituir os ingredientes. Trocar a margarina por manteiga, por exemplo, pode comprometer a firmeza da torta. Já substituir o creme de leite fresco pelo de lata ou caixinha pode atrapalhar o sabor e a consistência do chantilly.

4. Cuidados com a preparação

Para preparar a base, é necessário usar uma manteiga de qualidade e processar muito bem os biscoitos para que fique uniforme. "A quantidade de manteiga correta, preferencialmente gelada e não muito dura, garante a uniformidade. Misture muito bem, coloque na forma sem deixar espaços e deixe bem apertada. Asse e deixe esfriar antes de colocar o creme. Ele deve ser feito pouco antes de ser colocado na forma para aderir completamente", explica Mara Lucia Pontes, chef de confeitaria do curso de Gastronomia da FMU.

5. Paciência

A torta holandesa é uma receita simples, mas que exige tempo. É preciso montar em camadas e depois levar para gelar por cerca de 4h. A refrigeração é necessária para a torta firmar e adquirir a consistência de corte. Por conta disso, é necessário planejamento e organização para prepará-la. O ideal é que seja feita de um dia para o outro.

6. Montagem

É importante ficar atento na hora da montagem da torta. Escolha uma forma redonda e cubra com papel filme. Faça a base, asse e deixe esfriar. Coloque o recheio e leve para gelar. Quando firmar, coloque o chocolate e volte à geladeira. Desmonte e coloque na travessa onde será servida a torta.

Montagem deve ser sempre cuidadosa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Montagem deve ser sempre cuidadosa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

7. Cobertura perfeita

A cobertura de chocolate precisa ter uma textura lisa e brilhante, ou seja, sem pedaços. Para evitar erros, não misture os ingredientes em temperaturas muito diferentes. O ideal é derreter o chocolate em banho-maria e que o creme de leite esteja morno.

Além disso, o chocolate precisa estar picado, nunca inteiro — isso evita que ele queime. "Se aquecer muito pode ocorrer uma separação da gordura do chocolate ou ele pode queimar. Sendo assim, a cobertura não ficará brilhante e uniforme", destaca Pontes.

8. Na hora de desenformar

Usar uma forma desmontável facilita no momento de desenformar. Mas, caso não tenha, é possível colocar um acetato. Não tenha pressa. Já tenha a travessa que escolheu para servir em mãos e solte a lateral com cuidado. Se for o caso, utilize uma faca para soltar o creme ou o chocolate da lateral. Evite puxar com força para que não suje a borda e manche a lateral da sobremesa.