Topo

Pão recheado de dar água na boca: experimente fazer 12 receitas em casa

Pão recheado - Getty Images/iStockphoto
Pão recheado
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração com Nossa

26/04/2021 04h00

O pãozinho caseiro por si só já é uma delícia para acompanhar um café da tarde. Agora, imagine preparar um pão recheado? E o melhor: os iniciantes na cozinha também podem se aventurar nas receitas.

É possível variar bastante nos recheios, de acordo com a preferência. Dá para acrescentar queijos variados, calabresa, presunto, frango, requeijão, tomate, entre outros ingredientes.

Preparar um pão exige treino e paciência, mas é uma diversão. Errar faz parte do processo.

Leia bem a receita, separe os ingredientes, planeje-se de acordo com o tempo pedido pela receita. E tenha atenção com as temperaturas sugeridas da água e do forno", explica Luiz Américo Camargo, autor dos livros "Pão Nosso" e "Direto ao Pão" (Ed. Senac).

Para ele, o importante é fechar bem a massa, para evitar que o recheio escape. E também atentar para a temperatura do forno, que precisa ser preaquecido.

"Se o pão for cascudo, crocante, é preciso usar temperatura máxima (de 220°C a 240°C), preaquecendo por 30 minutos. E se o fermento for biológico, vale a pena não exagerar, colocando sempre em torno de 1% em relação ao peso em farinha. Se for natural, é importante que ele esteja bem ativo e que respeite o tempo de seu crescimento, mais lento", recomenda.

A seguir, veja 12 receitas de pães recheados para saborear.