Topo

'Operação delicada': Iate de luxo atravessa canal estreito na Holanda; veja

"Superiate" de 13,4 m de largura atravessando o canal de 14 m - Reprodução/Instagram/@tomvanoossanen
'Superiate' de 13,4 m de largura atravessando o canal de 14 m Imagem: Reprodução/Instagram/@tomvanoossanen

Colaboração para Nossa, em São Paulo

26/04/2021 10h33

Uma travessia "bastante incomum" rendeu imagens de tirar o fôlego, quando, na semana passada, um "superiate" de 94 metros de comprimento atravessou um estreito canal holandês.

Construída pela Feadship, a embarcação "Projeto 817'' estava fazendo testes no Mar do Norte, após sair do estaleiro da empresa na ilha de Kaag. O iate, com 94 m de comprimento e 27 de altura, precisou ter seus 13,4 m de largura minuciosamente manobrados para atravessar o canal de 14 m.

Especialista em capturar imagens de iates, o fotógrafo Tom Van Oossanen disse ao site do Daily Mail que mover o iate foi uma operação "muito delicada". Segundo ele, a tripulação teve que cobrir as laterais do navio com madeiras finas para proteger seu acabamento de alguma eventual raspada na ponte.

O fotógrafo, que acompanhou todo o período de testes do navio, ainda afirmou que a jornada do iate pelos canais holandeses foi "bastante incomum", posto que essa foi apenas a quarta vez em que ele viu uma embarcação com mais de 90 m de comprimento sendo transportada dessa forma.

Entretanto, Van Oossanen garantiu que os moradores locais não ficam constrangidos com barcos grandes atravessando os canais estreitos, pois a cena é "muito 'instagramável'". "Ver esses grandes iates em transporte para mar aberto é sempre muito impressionante e atrai muitas multidões", concluiu.