PUBLICIDADE
Topo

Como acender a churrasqueira com segurança: aprenda método sem álcool

De Nossa

19/04/2021 13h46

O churrasco começa pelo fogo. E pensar na forma correta de acender a churrasqueira é importante tanto para garantir a segurança do assador quanto para ter carnes bem assadas.

O especialista Bruno Salomão ensina uma maneira simples, que usa óleo de cozinha e papel, e dispensa o uso de álcool, que, a depender do tipo, da quantidade e do manuseio, pode ser extremamente perigoso.

Comece colocando de três a quatro punhados de carvão em um montinho no fundo da churrasqueira e abra um buraco ao centro. Enrole duas ou três folhas de papel toalha em formato de cone e as insira na cova.

Derrame sobre o papel uma colher de sopa de óleo de cozinha. Acenda com o isqueiro e faça uma cabaninha com mais carvão sobre o fogo. "Não é para soterrar, apenas colocar pedaços por cima", afirma Bruno.

Braseiro ideal: óleo de cozinha e papel ajudam a acender - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Braseiro ideal: óleo de cozinha e papel ajudam a acender
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Espere de 10 a 15 minutos até que o fogo vire brasa. As chamas devem ficar mais baixas e o carvão precisa mudar de preto para vermelho.

Quando isso acontecer, espalhe o carvão pela churrasqueira e acrescente mais uma camada de novos pedaços.

Pode colocar cerca de meio saco de carvão. Em mais 15 minutos ele deve virar um braseiro lindíssimo e você estará pronto para começar o churrasco".

Muita chama mais atrapalha do que ajuda

Valorizar labaredas em detrimento da brasa é noção que já ficou para trás - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Valorizar labaredas em detrimento da brasa é noção que já ficou para trás
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colocar as carnes na grelha com pressa, com as labaredas altas e antes do carvão virar brasa, é um conceito que ficou no passado. Numa reportagem em que churrasqueiros profissionais revelaram erros que cometiam no início da carreira, a especialista Julia Carvalho explicou a mudança:

"Agora entendemos que é tudo ao contrário. O ideal é acender a churrasqueira com antecedência e não acelerar o processo. Cerca de 40 minutos antes de colocar a carne é o bastante para fazer um bom braseiro.

Além disso, as labaredas podem amargar as peças. Como o fogo ficava muito forte, jogávamos água para umedecer. Mas isso é totalmente errado e ainda fazia subir as cinzas. Hoje em dia, quando preciso abafar o fogo, uso cinzas do último churrasco. Por isso é bom sempre guardá-las".