Topo

Como fazer rosas durarem mais; conheça cinco dicas para cuidar das flores

Rosas no vaso: aprenda a cuidar - Julia Davila-Lampe/Getty Images
Rosas no vaso: aprenda a cuidar Imagem: Julia Davila-Lampe/Getty Images

De Nossa

16/04/2021 10h22

A rosa, flor que é a escolha de presente de alguns românticos, é linda, mas frágil. Esbanjam vigor quando chegam até você, mas pouco a pouco vão murchando até morrer.

Para ajudar na missão de prolongar a vida das rosas, veja dicas importantes de como cuidar delas, sem deixar a praticidade de lado.

Plástico para que?

Livre-se do embrulho. Ele impede o bom desenvolvimento de todas as espécies e as ressecam em pouco tempo. De preferência, transfira as rosas para um vaso ou plante na terra.

Dois dedinhos

Água em excesso apodrece as raízes e ainda ajuda na proliferação de micro-organismos que matam a flor. Dois dedos são o suficiente, mas lembre-se de trocar todos os dias. A cada dois dias, corte um pouquinho dos caules na diagonal. Isso auxilia na absorção da água.

Onde colocar

Exposição direta ao sol não faz bem para as rosas. O calor intenso queima as pétalas e as folhas, além de ressecar a raiz. Um local bem iluminado e arejado é o indicado pela marca. "Vai evitar a vaporização da água pela planta e as flores poderão 'respirar' melhor".

Rosa murcha: muita água e sol direto são prejudiciais - Jan Hakan Dahlstrom/Getty Images - Jan Hakan Dahlstrom/Getty Images
Rosa murcha: muita água e sol direto são prejudiciais
Imagem: Jan Hakan Dahlstrom/Getty Images

A "laranja" podre

Se alguma flor murchar, não tenha dó e retire-a imediatamente. Elas liberam gás etileno que contagia as demais, fazendo com que morram com mais rapidez.

Receitinha caseira

Misturar meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas de vinagre branco em um litro de água. Essa é uma receita simples e caseira que pode ser colocada junto com a água do vaso para prolongar a vida das flores. Renove a mistura a cada troca de água.

Fonte: Flores Online