Topo

Quais são os países que não têm aeroportos - e como chegar até eles?

Monte Carlo, um dos 10 distritos do Principado de Mônaco, que não conta com aeroporto próprio - Getty Images
Monte Carlo, um dos 10 distritos do Principado de Mônaco, que não conta com aeroporto próprio
Imagem: Getty Images

Alexandre Saconi

12/04/2021 04h00

Alguns países, devido à sua extensão, geografia ou questões políticas e econômicas, não possuem aeroportos próprios em seus territórios. Mas isso não é um impeditivo para o seu potencial turístico.

Alguns contam com heliportos onde é possível chegar de helicóptero, ou marinas, planejadas para barcos e iates. E todos são acessíveis por via terrestre, partindo de países vizinhos.

Esses países são Andorra, Liechtenstein, Mônaco, San Marino e Vaticano. Em comum, todos são de pequena extensão territorial e ficam localizados na Europa, e alguns são situados completamente dentro de uma outra nação.

O tamanho desses países não é, necessariamente, uma desculpa para não existir um aeroporto em cada um. Nauru e Tuvalo são menores que San Marino, e, ainda assim, contam com aeroportos próprios. Já os arquipélagos que compõem as Maldivas e Malta são menores que Andorra e, ainda assim, contam com locais para voos internacionais.

Veja a seguir mais detalhes sobre esses países

Andorra

Andorra - Getty Images - Getty Images
Andorra
Imagem: Getty Images

Trata-se maior país do mundo sem um aeroporto. Com 468 km², fica localizado na divisa entre a Espanha e a França. Os aeroportos de grande porte mais próximos são os de Barcelona (Espanha) e Toulouse (França), a cerca de 200 km de distância cada, embora existam outros menores no entorno.

Para se chegar até lá, apenas por via terrestre ou de helicóptero, pousando em um dos heliportos particulares existentes no país.

Liechtenstein

Liechtenstein - Getty Images - Getty Images
Liechtenstein
Imagem: Getty Images

O principado de Liechtenstein fica localizado entre a Áustria e a Suíça, no centro da Europa, e tem pouco mais de 160 km². O seu relevo montanhoso e seu tamanho não favorecem a instalação de um aeroporto, mas o país conta com o heliporto em Balzers, no sudeste do país.

A principal rota para se chegar até Liechtenstein é pelo aeroporto de Zurique (Suíça), a cerca de 115 quilômetros de distância. A capital, Vaduz, também é servida por uma estação de trem que liga o principado à Suíça e à Áustria. Ainda pode-se chegar até lá de ônibus ou de carro.

Mônaco

Monte Carlo, a capital de Mônaco - Getty Images - Getty Images
Monte Carlo, um dos 10 distritos do Principado de Mônaco
Imagem: Getty Images

O pequeno principado está localizado na costa da França é famoso por seus cassinos e pela corrida de Fórmula 1 que acontece em suas ruas. Porém, para chegar até lá, nada de aeroporto no local.

Além do acesso terrestre, o país conta com uma luxuosa marina e um heliporto localizado em Fontvieille. O aeroporto de grande porte mais próximo fica em Nice, na França, de onde é possível partir com um helicóptero para Mônaco.

San Marino

San Marino - Getty Images - Getty Images
San Marino
Imagem: Getty Images

San Marino fica totalmente dentro da Itália, e também não possui aeroporto. O mais próximo é o Federico Fellini-Rimini, na Itália, a cerca de 20 quilômetros de distância

A única maneira de chegar de avião até lá é utilizando uma pequena pista de pouso particular de cerca de 650 metros, utilizada pelo Aeroclube de San Marino, na vila de Torraccia. Entretanto, ali só conseguem pousar aviões de pequeno porte.

O país também conta com um heliporto internacional no município de Borgo Maggiore. Embora tenha uma linha de trem, San Marino a mantém inoperante, mas intacta para a observação dos turistas.

Vaticano

Vaticano - Getty Images - Getty Images
Vaticano
Imagem: Getty Images

O país sede da Igreja Católica fica localizado inteiramente dentro da cidade de Roma, na Itália. Com menos de 0,44 km² de área, dificilmente comportaria um aeroporto em suas dependências.

A Cidade do Vaticano conta com uma estação de trem e um heliporto, mas ambos não são abertos ao público. A estação de trem hoje é utilizada para o transporte de cargas e mercadorias para dentro do Vaticano, e uma parte de seu edifício abriga um museu filatélico.

Já o heliporto, tem seu uso restrito a situações específicas, como para o transporte de pacientes e materiais para o Hospital Menino Jesus, localizado a poucos quilômetros dali, em Roma.

A única maneira de se chegar é via Roma, seja por via aérea ou terrestre, inclusive a pé.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, Monte Carlo é um dos 10 distritos do Principado de Mônaco