Topo

Aérea diz realizar 1º voo no mundo só com pessoas vacinadas contra covid

Avião da Qatar Airways é primeiro a fazer voo para vacinados contra covid-19, de acordo com a empresa - Qatar Airways/Reprodução
Avião da Qatar Airways é primeiro a fazer voo para vacinados contra covid-19, de acordo com a empresa Imagem: Qatar Airways/Reprodução

Colaboração para o UOL

06/04/2021 06h57

A empresa Qatar Airways anunciou hoje ter feito o primeiro voo do mundo exclusivamente com pessoas vacinadas contra a covid-19. O avião, um Airbus A350-1000 com capacidade para mais de 400 pessoas, decolou do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, às 11h no horário local (5h no horário de Brasília) e deve retornar para o aeroporto por volta das 14h.

O Airbus não tem um destino específico e voltará ao ponto de partida após pouco mais de três horas no ar, funcionando como uma "peça publicitária" para a empresa Qatar Airways, que deve inaugurar uma nova tecnologia de "zero toque" a ser utilizada nos voos no período pós-pandemia. A viagem desta terça também deve ser livre de emissões de carbono.

"O voo especial de hoje mostra que a próxima fase da recuperação das viagens internacionais não está distante", afirmou o diretor executivo da companhia aérea, Akbar Al Baker, em nota divulgada à imprensa internacional. Além dos passageiros, toda a equipe de comissários de bordo e pilotos está vacinada, de acordo com a companhia. O número de passageiros no "voo teste" não foi divulgado pela empresa.