PUBLICIDADE
Topo

Aprenda a fazer o bacalhau com natas mais famoso dos botequins cariocas

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

03/04/2021 04h00

A cozinha comandada por Antônio Rodrigues junto com João Paulo Campos; a frequência da turma do samba e a infinidade de versões de bacalhau do cardápio são a trinca de sucesso que atraiu Teresa Cristina para o Velho Adonis, bar instalado em Benfica, bairro da Zona Norte do Rio — egresso do anterior, que levava o nome de Adonis.

"O Adonis era um bar muito comentado pela galera do samba, onde tinha o chope mais gelado da cidade", lembra Teresa durante o episódio de "Botequim da Teresa" no qual recebeu a atriz Jéssica Ellen.

Desde a inauguração do primeiro, em 1952, o peixe é o carro-chefe. Outro hit é o "bacalhau ora pois, pois!", com ovo estalado por cima. E uma das novidades ali é a porção do camarão à matosinho com alho.

"Eu gosto muito de ir lá porque a gente conhece os funcionários. Fora que tem como cliente nomes como Zeca Pagodinho e outros sambistas, além de jogos de botequim, como porrinha", comenta Teresa, que escolheu "Absurdo", de Almir Guineto, para cantar no programa.

Um prato cheio para a Páscoa que vem aí, a cantora aproveitou para compartilhar alguns truques da casa:

"Este leite aqui é para guardar viu. A gente fala desfiar o bacalhau mas, na verdade, vai amassando com o garfo e os fiapos na hora de comer torna tudo ainda mais maravilhoso. Esse cheirinho de cebola no azeite é melhor que perfume francês", diz.

Confira a receita completa no link abaixo:

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10 horas, no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes), no site, no UOL Play e no Facebook de Nossa.

O programa é uma coprodução de Nossa, MOV, a plataforma de vídeo do UOL, e da 2291 Conteúdo. Ele foi gravado em janeiro seguindo todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades de saúde durante a gravação do programa, como testagem dos convidados e da equipe, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Metade dos convidados foi recebida de forma presencial e a outra metade no formato remoto.