Topo

Hotel flutuante de luxo pretende gerar a sua própria energia girando

Representação artística do hotel flutuante - Hayri Atak Architectural Design Studio
Representação artística do hotel flutuante Imagem: Hayri Atak Architectural Design Studio

De Nossa

31/03/2021 17h15

O escritório de arquitetura turco Hayri Atak Architectural Design Studio criou um projeto ambicioso: um hotel flutuante e ecológico de 5 estrelas, que tem como intuito gerar a sua própria energia girando em torno de si mesmo.

Criado para ser construído no Catar, o local foi projetado para abrigar 152 quartos que abrangem mais de 34 mil m².

Projeto pretende ser sustentável e futurístico, embora ainda existam mistérios sobre sua concretização - Hayri Atak Architectural Design Studio - Hayri Atak Architectural Design Studio
Projeto pretende ser sustentável e futurístico, embora ainda existam mistérios sobre sua concretização
Imagem: Hayri Atak Architectural Design Studio

Ao site Insider, Kübra Türk, um dos arquitetos que trabalharam no projeto, disse que a construção do hotel não começou e os estudos de viabilidade e avaliações técnicas estão em andamento.

Um dos pontos mais impressionantes é a ideia de gerar a sua própria eletricidade girando. Apesar disso, a rotação "não produziria toda a energia de que necessita", disse Türk, acrescentando que a quantidade de eletricidade gerada dependeria de onde o hotel estava localizado e da corrente de água próxima.

O projeto do hotel também inclui 55 turbinas eólicas verticais que geram eletricidade e funcionam como guarda-sóis.

Coletores de água da chuva e um sistema de purificação de água para a obtenção de água do mar também estão incorporados no projeto.

Representação em 3D do hotel 5 estrelas flutuante - Hayri Atak Architectural Design Studio - Hayri Atak Architectural Design Studio
Representação em 3D do hotel 5 estrelas flutuante
Imagem: Hayri Atak Architectural Design Studio

O plano original do estúdio de arquitetura é que o hotel seja construído no Catar, mas a empresa complementa com o fato de que ele pode ser movido para praticamente qualquer lugar no mundo.

"Nenhuma localização exata está fora de questão", disse Türk. "Como o projeto pode se mover, ele tem o potencial de ser posicionado em qualquer área se o fluxo necessário for fornecido."

Com piscina, sauna e spa, academia, campo de minigolfe, o hotel tem data de conclusão estimada em 2025 — embora tudo ainda seja repleto de mistérios. Isso porque o estúdio de arquitetura não revela qual empresa está negociando a compra do projeto para sua realização — por uma questão de "confidencialidade".

Segundo o estúdio de arquitetura, conclusão da construção seria em 2025 - Hayri Atak Architectural Design Studio - Hayri Atak Architectural Design Studio
Segundo o estúdio de arquitetura, conclusão da construção seria em 2025
Imagem: Hayri Atak Architectural Design Studio