Topo

Maior flor do mundo tem cheiro de cadáver e pode ser encontrada na Ásia

Rafflesia Arnoldii, a maior flor do mundo, também é conhecida pelo odor nada agradável - Getty Images/iStockphoto
Rafflesia Arnoldii, a maior flor do mundo, também é conhecida pelo odor nada agradável
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

29/03/2021 04h00

Em florestas da Indonésia, no Sudeste Asiático, existe o que é considerada a maior flor do mundo — e que, popularmente, é conhecida como "flor-monstro".

A designação um tanto assustadora faz sentido: a chamada Rafflesia Arnoldii pode ficar maior do que o tronco de um adulto e pesar 11 quilos. Tal tamanho, inclusive, lhe rendeu o título de maior flor do planeta no Guinness World Records.

Sua imagem é tão chamativa que, na ilha indonésia de Sumatra, virou atração turística: viajantes fazem trilhas nas selvas da região para tentar encontrar e admirar de perto a flor que, à primeira vista, sua imagem pode parecer bela.

Rafflesia Arnoldii, a maior flor do mundo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rafflesia Arnoldii, a maior flor do mundo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bonitinha -- e fedorenta

Frequentemente ao nível do chão, com sua cor intensamente alaranjada, ela esconde uma característica bastante incômoda e, ao encostar o nariz nela, é quase impossível não fazer uma careta de nojo.

Visitantes admiram e fotografam a Rafflesia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Visitantes admiram e fotografam a Rafflesia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Isso porque a flor exala um cheiro horrendo, que lembra o de um corpo em decomposição e que tem o poder de atrair moscas polinizadoras.

Mas, mesmo com o fedor, muitos corajosos viajantes fazem questão de chegar perto da "flor-monstro" e tirar uma foto ao seu lado. O potencial de curtidas no Instagram é imenso — e, por sorte, foto não tem cheiro.

Tours na selva

Se há gente que vai para Dubai e faz de questão de conhecer o Burj Khalifa — o mais alto arranha-céu do globo, com 828 metros de altura — e para a Venezuela, para ir até a mais alta cachoeira do planeta — a Salto Ángel, com quase 980 metros —, a Indonésia conta até mesmo com agências para chegar perto da flor-monstro e recordista.

Uma das empresas que realizam este tipo de passeio é a Sumatra EcoTravel, que conduz o tour na selvagem região ao redor da vila de Batu Katak, na ilha de Sumatra.

Funcionários do parque Bukit Barisan Selatan medem a Rafflesia Arnoldii - Barcroft Media via Getty Images - Barcroft Media via Getty Images
Funcionários do parque medem a Rafflesia Arnoldii
Imagem: Barcroft Media via Getty Images

Lá, os viajantes fazem um percurso junto ao rio Berkail e entram no Parque Nacional Gunung Leuser.

Durante a trilha no meio do mato, os guias e os turistas empreendem as buscas pela maior flor do mundo, em uma espécie de caça ao tesouro.

Isso porque nem sempre é possível avistá-la, mesmo ela tendo um tamanho gigantesco e cores para lá de chamativas.

"Enquanto todos caminham pela bela natureza da região, os guias procuram as maiores flores do mundo", informa a Sumatra EcoTravel. "Mas às vezes é difícil vê-las, pois sua floração costuma durar apenas quatro ou cinco dias".

Souvenires da maior flor do mundo - Getty Images - Getty Images
Souvenires da maior flor do mundo
Imagem: Getty Images

Orangotangos

Em Sumatra, a caça à "flor-monstro" também permite que o visitante chegue perto de um dos mais famosos animais da riquíssima fauna que existe na região: os orangotangos.

Estes animais, pendurados nos trocos e muitas vezes com filhotes no colo, podem ser avistados entre as árvores durante as trilhas em direção às maiores flores do mundo.

Orangotango da Ilha de Sumatra - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Orangotango da Ilha de Sumatra
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Além de Sumatra, Bornéu é outra ilha do Sudeste Asiático onde é possível encontrar a "flor-monstro".