Topo

De Recife a Porto Alegre, conheça algumas das ruas mais lindas do Brasil

Ruas de Paraty, no Rio de Janeiro - Getty Images/iStockphoto
Ruas de Paraty, no Rio de Janeiro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

27/03/2021 04h00

No mundo do turismo, o Brasil é mais famoso por causa de suas belezas naturais do que por suas paisagens urbanas. Mas, ao redor do país, existem cidades que abrigam ruas que são recheadas de encantos como edifícios históricos esplendorosos e cenários densamente arborizados.

A seguir, conheça lindas ruas brasileiras que merecem a sua visita (e que podem estar bem ali, ao lado da sua casa).

Rua da Aurora (Recife)

Rua Aurora, Recife - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rua Aurora, Recife
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada junto ao rio Capibaribe, bem no centro histórico da capital pernambucana, esta rua exibe um fotogênico casario colorido. Para admirá-la de ângulo privilegiado, vá até a rua do Sol, que fica no outro lado do rio e oferece vista ideal para a rua da Aurora e para as pontes que existem na área.

Rua Gonçalo de Carvalho (Porto Alegre)

Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Alegre - Getty Images - Getty Images
Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Alegre
Imagem: Getty Images

Este é, sem dúvida, um dos mais bonitos lugares da capital do Rio Grande do Sul. Coberta por um túnel de imponentes árvores, a rua abriga simpáticos predinhos e casas. Fica a aproximadamente 1,5 quilômetro do Parque Farroupilha.

Rua São José (Ouro Preto)

Rua São José, Ouro Preto - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rua São José, Ouro Preto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Diversas vias de Ouro Preto poderiam entrar em uma lista de ruas mais lindas do Brasil. A rua São José, por exemplo, cruza uma das partes mais belas do centro histórico da cidade, com muitas edificações coloniais bem preservadas nos seus dois lados.

Um de seus trechos mais fotogênicos é o que cruza a Ponte dos Contos, obra coroada por um cruzeiro de pedra e cercada por área verde.

Rua do Lavradio (Rio de Janeiro)

Rua do Lavradio, Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Rua do Lavradio, Rio de Janeiro
Imagem: Getty Images

Localizada na região da Lapa, esta é uma rua histórica marcada por um casario colorido, onde os pedestres encontram bons restaurantes e o Rio Scenarium, instalado em um casarão, com múltiplos ambientes e que é famoso por promover apresentações musicais (fora da pandemia, trata-se de um ótimo lugar para curtir a noite na cidade).

Rua Djalma Forjaz (Campos do Jordão)

Rua Djalma Forjaz, Campos do Jordão - Getty Images - Getty Images
Rua Djalma Forjaz, Campos do Jordão
Imagem: Getty Images

Fora da pandemia, esta é uma das ruas mais movimentadas de Campos do Jordão, com lojas e restaurantes com mesinhas na calçada. O local exibe diversas edificações de estilo europeu — e é parada obrigatória para quem quiser ver a cidade da Serra da Mantiqueira em sua essência.

Rua das Pedras (Búzios)

Rua das Pedras, Búzios - Getty Images - Getty Images
Rua das Pedras, Búzios
Imagem: Getty Images

Com seu calçamento de pedras, esta é uma das vias mais famosas do balneário de Búzios. Trata-se de um local arborizado e recheado de restaurantes, barzinhos e lojas de todos os tipos. E o melhor: a rua das Pedras desemboca na orla de Búzios.

Rua do Bom Jesus (Recife)

Rua do Bom Jesus, Recife - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rua do Bom Jesus, Recife
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Outro cartão-postal do centro histórico da capital pernambucana, esta via se destaca com seus lindos edifícios históricos coloridos, entre os quais está a Sinagoga Kahal Zur Israel, com uma história que remonta ao século 17.

No ano passado, a rua foi eleita a terceira mais bonita do mundo pela revista norte-americana "Architectural Digest" (a única do Brasil que aparece na lista).

Rua Cônego Serpa (Florianópolis)

Rua Cônego Serpa, Florianópolis - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rua Cônego Serpa, Florianópolis
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A região de Santo Antônio de Lisboa é um tradicional reduto da comunidade açoriana na capital catarinense, fica ao lado do mar e, em alguns quarteirões, lembra um pouco Paraty (RJ). Da rua Cônego Serpa é possível curtir uma das vistas mais belas da área, com a igreja de Nossa Senhora das Necessidades no horizonte.

Rua das Flores (Curitiba)

Rua das Flores, Curitiba - Getty Images - Getty Images
Rua das Flores, Curitiba
Imagem: Getty Images

No centro da capital paranaense, esta via costuma exibir decorações floridas e se encontra cercada por imponentes edifícios históricos, cafés e restaurantes. Seu calçadão é ótimo para uma caminhada e, no horizonte, os pedestres podem admirar o Palácio Avenida, um dos cartões-postais de Curitiba.

Ruas históricas de Paraty

Ruas de Paraty, no Rio de Janeiro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ruas de Paraty, no Rio de Janeiro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E, por último, indicamos não apenas uma, mas as diversas ruas do centro histórico de Paraty (RJ), que podem ser conhecidas em uma tacada só.

Trata-se de uma área com um conjunto de vias marcadas por um colorido casario antigo, com estabelecimentos como restaurantes, cafés e lojas de arte.