Topo

Museu do Oscar anuncia data de abertura em Los Angeles; saiba o que esperar

Academy Museum of Motion Pictures -  Academy Museum Foundation
Academy Museum of Motion Pictures
Imagem: Academy Museum Foundation

De Nossa

15/03/2021 04h00

Após algumas mudanças na data de inauguração, uma das atrações turísticas prometidas para 2021 é o Academy Museum of Motion Pictures, o Museu do Oscar. Na cerimônia de premiação do ano passado, o ator e curador Tom Hanks havia divulgado a abertura para dezembro de 2020.

Um novo anúncio realizado pelo museu, no entanto, atualizou a data para 30 de setembro deste ano e afirma que a atração cultural está em conformidade com as diretrizes de segurança dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relacionadas à pandemia de coronavírus.

O lugar que custou cerca de 500 milhões de dólares está localizado em Los Angeles. A Academia descreve o museu como um campus de dois edifícios. Um deles é uma construção com cinco andares, de 1939, que foi reformada.

 Academy Museum Foundation -  Academy Museum Foundation -  Academy Museum Foundation
Museu do Oscar, em Los Angeles
Imagem: Academy Museum Foundation

A outra consiste numa estrutura esférica de cair o queixo projetada por Renzo Piano que, no topo, ostenta um atraente terraço com vista panorâmica de Hollywood Hills e da área metropolitana de Los Angeles.

Os prédios são ligados por uma dupla de pontes. Uma delas foi batizada de Barbra Streisand, em homenagem à cantora, diretora e atriz com duas estatuetas, uma de melhor atriz pelo musical "Funny Girl" (1968) e outra de melhor canção original, no filme "Nasce uma Estrela" (1976).

Outros nomes famosos aparecem nas dependências do museu, como Debbie Reynolds Conservation Studio e Shirley Temple Education Studio.

Dois cinemas — o David Geffen Theatre, com 1.000 lugares e o compacto Ted Mann Theatre, com 288 lugares — devem operar com exibições diárias de produções que celebram o passado, presente e futuro do cinema. A sala maior conta ainda com um espaço para orquestra.

Academy Museum  - Academy Museum Foundation - Academy Museum Foundation
Um dos teatros do espaço
Imagem: Academy Museum Foundation

Dois andares do edifício restaurado serão dedicados a exposições permanentes. Chamada de Stories of Cinema (Histórias do Cinema), a área exibirá a vasta coleção da Academia, que soma 12,5 milhões de fotografias, 237.000 filmes e vídeos, 133.000 peças de arte de produção e 65.000 pôsteres de filmes.

Uma galeria de estatuetas do Oscar e uma imersiva "experiência do Oscar" que simula a atmosfera de uma típica noite de premiação completam as diversões.

A Galeria Marilyn e Jeffrey Katzenberg, no quarto andar, será destinada a mostras temporárias. A exposição inaugural, Hayao Miyazaki, apresentará os mundos, ideias e histórias criadas pelo animador japonês ao longo de sua carreira de 60 anos, que incluiu a co-criação do Studio Ghibli.

Experiências online

O Museu do Oscar também confirmou uma lista de atividades virtuais gratuitas e abertas ao público a partir do mês de abril. "Os programas que estamos lançando para nossa estreia são dinâmicos, diversificados e profundamente enraizados na história e na arte do cinema", diz Jacqueline Stewart, diretora artística e de programação do museu.

"A programação usará o poder dos filmes e das histórias para abrir os olhos e as mentes do público, seja reconhecendo lendas de Hollywood, investigando o trabalho processo de profissionais do cinema ou abordando questões de raça, gênero, sexualidade e desigualdade que permeiam a história do cinema". Para acompanhar as atividades fique ligado no site do museu.