Topo

Aeroporto dentro da cidade de Buenos Aires reabre com voos para o Brasil

Avião pousando no Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, na capital argentina - Getty Images
Avião pousando no Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, na capital argentina Imagem: Getty Images

Luciana Taddeo

Colaboração para Nossa, de Buenos Aires, Argentina

14/03/2021 10h07

O Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, aeroporto localizado a minutos do centro da capital argentina, voltará a ter voos com o Brasil após dois anos operando somente com voos domésticos e para o Uruguai. O terminal portenho, que estava fechado por reformas desde o ano passado, reabrirá nesta segunda-feira (15), e poderá receber voos provenientes do exterior a partir da próxima terça.

Com a reabertura, o Aeroparque se soma ao Aeroporto Ministro Pistarini, localizado em Ezeiza, na Grande Buenos Aires, que há um ano era o único a receber tráfego aéreo internacional, devido às restrições do governo de Alberto Fernández para combater a expansão da covid-19. Os voos do e para o exterior operados no Jorge Newbery serão, no entanto, somente para países vizinhos, considerados "regionais".

A primeira companhia aérea a iniciar operações com o Brasil, segundo apuração de Nossa, é a estatal Aerolineas Argentinas, que terá voos entre o Aeroparque as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Em seu site, a empresa já oferece voos entre o Brasil e o Jorge Newbery a partir de 22 de março.

aeroparque - Getty Images - Getty Images
Próximo ao centro da capital, o Aeroparque facilita o acesso dos viajantes às principais zonas hoteleiras de Buenos Aires
Imagem: Getty Images

A Azul afirmou que "tem interesse na expansão do acordo bilateral entre Brasil e Argentina e na operação no Aeroparque, ligando o aeroporto central de Buenos Aires com Campinas". O Grupo Latam Airlines, que antes operava voos entre o Aeroparque e Guarulhos, afirma, por sua vez, que "avalia constantemente todas as alternativas para oferecer as melhores opções de conectividade aos seus clientes, sempre de acordo com a oferta e demanda".

Já a Gol, que está com todos os voos internacionais suspensos por causa da pandemia, afirmou que somente retomará o tráfego com outros países no segundo semestre deste ano, e que esta previsão está sujeita a alterações. Sobre a intenção de operar no Aeroparque, a empresa disse que "avalia constantemente novas oportunidades para seu negócio e que possam oferecer ainda mais opções de voos aos seus clientes".

O Aeroparque Jorge Newbery, localizado no bairro de Palermo, às margens do Rio da Prata, é utilizado principalmente para voos domésticos e foi utilizado para o tráfego com países vizinhos até 2019, quando passou a operar internacionalmente somente para o Uruguai, para ampliar a capacidade de voos internos. Na ocasião, todas as rotas entre Buenos Aires e o Brasil foram transferidas para Ezeiza.

O local passou por reformas para a construção de uma nova pista e outras obras de modernização, como a ampliação do terminal internacional, o que, segundo o governo, permitirá duplicar as operações, chegando a seis por hora.

A Argentina acaba de renovar, até o dia 9 de abril, a proibição da entrada de estrangeiros não residentes e de reduzir a frequência de voos, que já tinha sido cortada pela metade, em mais 20%. O governo de Alberto Fernández permite, porém, a entrada de argentinos e estrangeiros residentes no país que chegam do exterior, desde que apresentem PCR negativo realizado nas 72 horas prévias à viagem e cumpram quarentena na chegada.