Topo

Seus jeans duram pouco? Você deve estar lavando-os mais do que deveria

Roupas jeans - Getty Images/iStock
Roupas jeans
Imagem: Getty Images/iStock

Gustavo Frank

De Nossa

09/03/2021 04h00

As peças jeans são onipresentes no guarda-roupa de todos nós. Uma calça, uma jaqueta ou até mesmo as camisas são consideradas peças curingas na hora de sair de casa, seja por sua fácil combinação com outras roupas ou por sua versatilidade no dia a dia — desde os dias mais quente aos mais frios. Agora, com tanto uso, quantas vezes é recomendado lavá-las? Provavelmente menos do que você pode estar fazendo.

É importante destacar que, por mais que o jeans seja um material resistente, ele pode ser danificado esteticamente e estruturalmente ao longo do tempo em consequência do excesso de lavagens.

Para guiar seus cuidados com as roupas produzidas a partir desse tecido, Nossa conversou com Thiago Leão, Head de Merchandising da Levi´s no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Quantas vezes devo lavar o meu jeans?

O recomendado é lavar a peça jeans a cada dez usos - Getty Images - Getty Images
O recomendado é lavar a peça jeans a cada dez usos
Imagem: Getty Images

A principal dica é: quanto menos lavar, melhor. Isso se a peça não estiver suja o bastante para fazer com que você saia de casa com manchas.

"O ideal é lavar uma vez a cada 10 usos, no máximo, para manter o ajuste e evitar muitos 'rebotes'", conta Thiago para Nossa.

Para tirar manchas específicas, use um pano úmido ou escova de dentes velha com sabão neutro para removê-las em vez de lavá-las.

"Aquelas linhas e vincos distintos que você vê em seus jeans, da lavagem, por exemplo, podem acabar sendo danificados se lavados diversas formas", completa.

Como devo lavar o material?

Água fria e uma esponja serão suas aliadas para limpar manchas e evitar que a cor se desgaste nas lavagens - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Água fria e uma esponja serão suas aliadas para limpar manchas e evitar que a cor se desgaste nas lavagens
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A segunda dica é: esqueça a água quente da sua máquina de lavar roupa. Isso porque a água fria mantém a cor da peça e protege contra desbotamento e encolhimento

"Vire o jeans do avesso e evite sabonetes mais ásperos para preservar o tom índigo", aconselha Thiago. A água fria também economiza energia (e dinheiro), tornando-a melhor para seu jeans, sua carteira e o meio ambiente".

Secagem ao natural

Evite usar a máquina de secar roupas para as suas roupas jeans - Getty Images - Getty Images
Evite usar a máquina de secar roupas para as suas roupas jeans
Imagem: Getty Images

Por mais que a secagem feita pela máquina ajude na velocidade para o uso da peça, é justamente ela quem vai tornar a roupa em questão ainda menos durável.

Nesse caso, a secagem natural preserva o ajuste e ajuda a evitar possível encolhimento ou empenamento do tecido.

"Os secadores são o inimigo natural dos jeans. Todo esse fiapo é o seu jeans quebrando", acrescenta. "Virar seu jeans do avesso (e pendurá-lo em um espaço com sombra) evita o desbotamento e os bolsos encharcados".