Topo

Adeus, janelinha de avião: empresa planeja aeronaves com telas gigantes

Avião do futuro: telas no lugar de janelas levam passageiros ao "fundo do mar" - Divulgação Yasava
Avião do futuro: telas no lugar de janelas levam passageiros ao "fundo do mar" Imagem: Divulgação Yasava

De Nossa

18/02/2021 16h27

As minúsculas janelas do avião são uma atração e tanto para quem gosta de observar a cidade e as nuvens. Mas não é isso que pensa a empresa suíça Yasava, que vislumbra paredes com tela de OLED em jatos particulares.

A ideia é aproveitar o trajeto para exibir filmes ou paisagens à escolha do cliente, como uma experiência personalizada. "No futuro, as janelas das aeronaves podem se tornar obsoletas", defende a marca.

Os OLEDs devem substituir os folheados de madeira tradicionais. Há diferentes tamanhos de telas disponíveis e elas podem ainda ser compostas de forma a completar qualquer espaço.

Avião do futuro: telas no lugar de janelas - Divulgação Yasava - Divulgação Yasava
Pequenas janelas com paisagens reais ou paredes com cenas à sua escolha: qual o melhor?
Imagem: Divulgação Yasava

Gulfstreams, modelos Global e Challenger da Bombardier, Dassault Falcons, Boeing Business Jets e Airbus Corporate Jets são algumas das aeronaves que podem ser transformadas.

As imagens são alteradas com um botão enquanto o avião está em movimento — dá para ir de uma floresta relaxante para o fundo do mar com um clique.

De acordo com o Daily Mail, a Emirates considerou ter janelas virtuais em 2018 para tornar suas aeronaves mais leves e, consequentemente, mais econômicas e rápidas.