Topo

Brunch "se vira nos trinta": três receitas para impressionar de última hora

Café da manhã com toques de chef? Aprenda três receitas para um brunch inesquecível - Renan Menegazzi
Café da manhã com toques de chef? Aprenda três receitas para um brunch inesquecível Imagem: Renan Menegazzi

Gabrielli Menezes

De Nossa

17/02/2021 04h00

Renan Menegazzi

Renan Menegazzi

QUEM É

O cozinheiro de profissão achou o seu lugar fora dos restaurantes. Gosta de fazer comida de um jeito "menos pretensioso" e trabalha como personal chef e food styling. É criador de uma newsletter com dicas para o café da manhã.

Há quem nem se lembra da existência; há quem não pode nem pensar em deixar passar. Quem é você no café da manhã?

O cozinheiro Renan Menegazzi é do tipo que ama tanto a refeição que chega a problematizar o seu tempo de duração. Ele chama de "pacto do pão na chapa" o hábito paulistano de comer, o mais rápido possível, o mesmo pingado com pão na chapa.

"Nada contra o pão na chapa, eu amo também. Mas reparo que aqui em São Paulo essa parte do dia foi desenhada culturalmente para ser muito ligeira, um mata-fome para o começo do dia".

Brunch - Instachef - Renan Menegazzi - Renan Menegazzi
Alguns minutinhos a mais para ir pão com pingado ao brunch
Imagem: Renan Menegazzi

No balcão da padoca, o café da manhã sozinho não dura nem 10 minutos. E com um pouco mais tempo do que isso já dá para montar uma mesa de brunch, a caprichada refeição que pode se estender até o almoço se os convidados não tiverem pressa.

Renan compartilhou com Nossa três receitinhas fáceis, que usam ingredientes simples, e que, juntas, ficam prontas em 30 minutinhos. É uma forma de começar o dia com um pequeno mimo para si mesmo ou de impressionar os convidados num encontro matutino de última hora.

Comece por essa conserva prática de rabanete, que tem toques picantes pela presença de gengibre. Quanto mais tempo o legume ficar curtindo na solução de vinagre, melhor. Mas fique tranquilo que os vinte minutos que você levará para preparar os outros dois pratos já ajudam a dar sabor.

Conserva rápida de rabanete e gengibre

Dificuldade Fácil
2 porções
15 min
Ver receita completa

Troque o ovo estalado de sempre pelo pochet e junte iogurte, sal e manteiga para transformá-lo ainda mais.

Ovos Turcos

Dificuldade Fácil
1 porções
10 min
Ver receita completa

Duas colheres generosas de requeijão fazem toda a diferença nessa tapioca de presunto e queijo, que ganhou até apelido de croque monsieur (sanduíche francês) pela crosta dourada.

Paixão real oficial

O gosto de Renan por brunch é tanto que esse café da manhã tardio foi o tema escolhido para o seu mais recente projeto, que consiste em compartilhar receitas e curiosidades no Instagram e via newsletter, a chamada Fritinha.

Um café da manhã muda meu humor e é uma delícia contagiar essa sensação. Esse perfil tem o interesse de dividir afeto em forma de receita".

Tudo começou sem pretensão, com os amigos próximos que pediam dicas e curtiam ou compartilhavam os posts. Formado em gastronomia, Renan chegou a trabalhar por anos dentro da cozinha de restaurantes. Infelizmente, as experiências não foram boas.

"Eu era novato na área, não conseguia me integrar com a equipe e sentia que as relações de poder eram abusivas e desiguais. Sem dúvidas, o machismo e a homofobia velada também foram fatores que me afastaram da cozinha. Esse tipo de relação muito excêntrica dos cargos altos (sous-chef e chef) me fizeram refletir que nesse ambiente não teria espaço nem diálogo para desenvolver a parte de criação, que é ponto-chave para mim".

Atualmente, Renan atua como personal chef, cozinhando menus desenhados para as necessidades de cada cliente, e é food stylist. "Produzo comida para fotos e vídeos publicitários. Também crio e reviso receitas para livros e blogs".

Produzir o que ainda não foi imaginado dentro da gastronomia está sendo a minha missão".