Topo

Neste ano, Ano Novo Chinês poderá ser celebrado online

Saiba como celebrar a chegada do ano do boi direto do celular - Getty Images
Saiba como celebrar a chegada do ano do boi direto do celular Imagem: Getty Images

De Nossa

09/02/2021 14h15

O Ano Novo Chinês marca o início de um novo ciclo no calendário tradicional. Neste ano, o Ano do Boi começa em 12 de fevereiro e é anunciado pela lua nova, no dia 11.

As festividades acontecem na China e em outros países asiáticos que seguem o calendário lunar. Elas duram semanas e incluem o lindo Festival das Lanternas. Neste ano, porém, a pandemia cancelou a maior parte dos desfiles e comemorações.

A parte boa é que diversos eventos acontecerão de forma online e poderão ser conferidos por pessoas ao redor do mundo sem precisar pegar avião. Muitos deles serão oferecidos por entidades americanas.

O Asia Society Texas Center sediará duas semanas de celebrações virtuais gratuitas. Entre as atividades estão aprender a fazer bolinhos, fazer um chapéu de boi, assistir a apresentações musicais e de dança, como a tradicional dança do leão.

Ano Novo Chinês - wellsie82/Getty Images - wellsie82/Getty Images
Ano Novo Chinês: celebração digital por conta do covid-19
Imagem: wellsie82/Getty Images

Outro evento é um webinar organizado pela Sociedade Histórica Chinesa, que oferece uma discussão cultural e histórica sobre restaurantes chineses americanos.

Os apreciadores de comida podem querer assistir a uma aula ministrada pela famosa chef Anita Lo na plataforma de aula de culinária virtual 100 Pleats, em 12 de fevereiro.

As crianças podem desfrutar de um evento da Sociedade Histórica Chinesa da América em 13 de fevereiro, onde a leitura de "O Ano do Boi: Contos do Zodíaco Chinês" será realizada pelo autor Oliver Chin. No mesmo dia, o Smithsonian American Art Museum transmitirá vídeo performances e demonstrações de artesanato tradicional chinês e tradições do Ano Novo Lunar em 13 de fevereiro.