Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cachorro pode ser adestrado pelo tutor - e aprende mais que "dar a patinha"

Dar a patinha é muito fofo, mas seu cão pode aprender muito mais em casa mesmo - Getty Images
Dar a patinha é muito fofo, mas seu cão pode aprender muito mais em casa mesmo
Imagem: Getty Images

Juliana Finardi

Colaboração para Nossa

09/02/2021 04h00

Engana-se quem acha que ter um cãozinho adestrado é coisa de cinema. É bem possível e está ao alcance de todos os tutores ensinar desde comandos básicos até truques mais elaborados.

"É extremamente possível e é isso que cada vez mais nós treinadores, educadores caninos e adestradores comportamentalistas temos feito: ensinar tutores, pais e mães de cachorros como eles mesmos podem treinar seus próprios cães", diz Rapha Aleixo, comportamentalista canino e adestrador, do programa Radar Pet (National Geographic Brasil).

Rapha Aleixo diz que o aprendizado ocorre independente da raça ou porte do cãozinho - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Rapha Aleixo diz que o aprendizado ocorre independente da raça ou porte do cãozinho
Imagem: Arquivo pessoal

Rapha afirma que o aprendizado ocorre independente da raça, porte ou tamanho do cãozinho. O que faz a diferença é a idade do animal e o que muda é a velocidade com que eles irão aprender.

"O que vai acontecer está muito ligado a idade. Cães mais jovens aprenderam menos coisas erradas; então, o filhote vai ter uma evolução muito mais rápida do que um cão adulto".

Relação com o cão melhora

Na opinião do adestrador comportamentalista Leonardo Ogata, treinar um cãozinho não se trata apenas de ensinar comandos de obediência, mas de aprimorarmos a forma de comunicação com nossos melhores amigos caninos. "Não treinamos o 'senta pelo senta', mas com o objetivo de enxergar as situações de um passeio ou de atravessar a rua, por exemplo", afirma.

Adestramento ajuda a deixar o cão mais comportado e seguro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Adestramento ajuda a deixar o cão mais comportado e seguro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ogata também afirmou que o adestramento pode ir mais além se for levado em consideração que os cãezinhos ficam menos estressados.

Se o cão sabe o que se espera dele, o que foi ensinado e como se comportar em cada situação, fica muito mais simples do que ele adivinhar o que vai acontecer."

Lição de brincadeira

A melhor e mais rápida forma de ensinar ainda é utilizando as brincadeiras, já que haverá uma interação entre os melhores amigos e o cãozinho vai adquirir um condicionamento.

Então ele lembra que sempre que brincamos dessa forma, eu executo um comando e tem uma recompensa, um reforço. Até que chega o momento em que o que era pedido por nós começa a ser apresentando pelo cão naturalmente", explica Rapha.

Recompensar e brincar ajudam cãozinho a gravar comandos e lições - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Recompensar e brincar ajudam cãozinho a gravar comandos e lições
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ele também afirmou tratar-se de um erro quando adestradores ensinam uma sequência de truques como, por exemplo, sentar, deitar, ficar, dar a patinha e rolar, já que o cachorro tende a executar tudo de uma vez porque sabe que vai ganhar a recompensa só depois que rolar.

Aprendizado natural

Com lições certas, seu cachorro nem precisa de comandos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Com lições certas, seu cachorro nem precisa de comandos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Um outro conceito aplicado por Ogata é o de "comando ambiental", que acontece quando não é o humano quem solicita uma tarefa, mas o estímulo vem de um gatilho ambiental, muito utilizado para problemas observados no dia a dia das residências com cãezinhos. "Por exemplo, um cão que quer fugir sempre que o portão da casa é acionado vai aprender a agir de forma contrária na mesma situação", diz.

O adestrador salienta que o aprendizado sempre ocorre através de reforços ou recompensas positivas seja com a oferta de petiscos ou a interação com o tutor, que é de grande valor para o cãozinho.

Cão farejador

Quando se fala em adestramento elevado à categoria mais profissional, chega-se ao cão farejador. E sim, qualquer cãozinho é um farejador em potencial, basta que ele seja estimulado pelo processo de encontrar algo e ser recompensado por isso.

Cães farejadores ganham treinamento intensivo e especializado - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cães farejadores ganham treinamento intensivo e especializado
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Mas primeiro temos de entender o seguinte: um cão farejador tem uma função e precisaremos encontrar qual será esta função. Se ele vai ser um cão de resgate, de rastro, de detecção, de odorologia forense, de detecção médica, biológica, qual vai ser esse cão? É a partir daí que encontraremos o cão ideal", explica Rapha.

De acordo com o adestrador, o tal cão ideal vai depender do tipo de trabalho a ser realizado. "Aí sim vão fazer total sentido a estrutura daquele cachorro, o porte, o tamanho, o quanto ele permanece em um ambiente de treinamento ou funcional e qual a capacidade para manter aquele trabalho."

É possível educar seu cãozinho para farejar somente por diversão - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
É possível educar seu cãozinho para farejar somente por diversão
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A boa e divertida notícia é que pensando nos pets que todo mundo tem em casa, pode-se brincar de "faro recreativo", e é possível ser ensinado para os nossos melhores amigos. "Tenho alunos com vira-lata, pug, bulldog francês, border collie, uma infinidade de cães em treinamento de farejadores."

Como treinar seu pet

Há vasta quantidade de conteúdo sobre diferentes treinos e comandos na internet. o mais recomendado, porém é buscar orientações profissionais.

Rapha Aleixo tem um programa de aulas e conteúdos que podem ser acessados em raphaaleixo.com.br e Leonardo Ogata oferece suas aulas por streaming via assinatura em www.tudodecaotransforma.com.br.