Topo

Papel alumínio: será que você está usando do lado correto?

Salmão no papilote: cozimento com umidade - Getty Images/iStockphoto
Salmão no papilote: cozimento com umidade Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

06/02/2021 04h00

O rolo de papel alumínio fechado parece ser todo brilhante. Mas, ao abrir, nota-se com facilidade que um dos lados é fosco. Qual deles você costuma colocar em contato com o alimento?

Há alguns mitos em relação a essa escolha. O mais famoso deles é que um dos lados reflete mais calor do que o outro.

Pensando no funcionamento do forno, porém, a teoria não faz sentido. O chef e professor Flávio Santoro explica:

Se tivesse uma chama direta no alumínio, isso poderia ocorrer. Mas o calor do forno é seco e está no forno inteiro, então não altera o quanto reflete o calor".

Colocando a praticidade em jogo, o lado brilhante é o ideal para ficar em contato com alimento. Isso porque é mais liso e tem menores chances de grudar na carne, na batata ou em outro ingrediente em questão.

Papel alumínio também é usado no churrasco - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Papel alumínio também é usado no churrasco
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O papel alumínio funciona como uma espécie de estufa e cria vapor ao redor da comida, seja ele colocado por cima de uma assadeira ou grudadinho nos alimentos, como um papilote de peixe ou uma costela na churrasqueira.

O efeito do utensílio, que inclui a retenção da umidade, só é completo quando não há nenhum rasgo ou espaço por onde o ar consiga sair. Além disso, a cobertura irregular feita com papel alumínio pode resultar em diferentes textura para um mesmo preparo, já que uma parte pode ficar mais molhadinha e a outra mais seca.

Em prática

Selecionamos cinco receitas em que o uso do papel alumínio é indispensável. Não se esqueça de seguir as nossas dicas, como vedar bem e deixar o lado brilhante voltado para o alimento, e bom apetite.

Peixe no papilote

Nessa receita, escolha o peixe de sua preferência e embrulhe-o junto com os vegetais em papel alumínio. A ideia não é só tampar a assadeira, mas fazer uma espécie de trouxinha mesmo. Fechar direito vai ajudar no cozimento do peixe e evitar sujar a forma — olha que beleza!

Peixe no papilote

Dificuldade Fácil
4 porções
60 min
Ver receita completa

Lombo suíno ao molho de manga

Após ficar marinando numa mistura de temperos de um dia para o outro, a carne vai ao forno. Não antes, é claro, de ser envolvida no papel alumínio. Enquanto o lombo assa, prepare o molho.

Lombo suíno ao molho de manga

Dificuldade Fácil
1 porções
120 min
Ver receita completa

Miolo de acém com batata-doce

O acém vai direto na grelha, mas as batatas são mais firmes e precisam da ajudinha do papel alumínio para chegar no ponto mais rápido.

Miolo de acém com batata doce

Dificuldade Fácil
4 porções
10 min
Ver receita completa

Bolinho de bacalhau na churrasqueira

Nessa façanha gastronômica, o papel alumínio é colocado sobre a grelha para evitar o contato direto com o bolinho. A regra do lado é a mesma: parte brilhante cara a cara com o alimento.

Bolinho de bacalhau na churrasqueira

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Maminha assada com minicebola

As cebolas são fervidas em água e depois vão para o forno para o dourar. Já a carne é colocada na forma untada de óleo e coberta por papel alumínio. O material é retirado pouco antes do fim do processo para a maminha ficar tão bronzeadinha quando a cebola

Maminha Assada com Minicebolas Caramelizadas

8 porções
45 min
Ver receita completa