Topo

BBB: Como decoração da casa pode aflorar sentimentos negativos em brothers

Decoração da casa do Big Brother Brasil 21 chama a atenção por cores vivas e informações em excesso na maioria dos cômodos - Reprodução/TV Globo
Decoração da casa do Big Brother Brasil 21 chama a atenção por cores vivas e informações em excesso na maioria dos cômodos
Imagem: Reprodução/TV Globo

Gustavo Frank

De Nossa

05/02/2021 04h00

Quando os participantes do Big Brother Brasil chegam para o confinamento em grupo, uma de suas primeiras curiosidades é conferir como são os cômodos da casa em que eles ficarão nos próximos meses, além de suas respectivas decorações. Na 21ª edição, os ambientes chamam a atenção pelas cores vibrantes, informações em excesso e a iluminação constante.

Com isso em mente, é preciso pensar que tudo no reality show é criado para que o jogo seja dinâmico — e com a aplicação da arquitetura e da decoração na casa não seria diferente. Então, como esses dois pilares podem interferir e a afetar os participantes?

Em conversa com Nossa, Caroline Sautchuk, arquiteta e designer de interiores, explica que, na hora da projeção de uma casa, tudo é idealizado para as necessidades das pessoas. Ou seja, o quarto para dormir, a sala para receber, entre outras lógicas semelhantes.

Na casa do BBB, a estratégia de decoração e iluminação é oposta ao que geralmente é aplicado nos projetos residenciais: há muitas cores, muitos materiais e pouco conforto. São características que acabam interferindo no humor dos confinados e afetando, consequentemente, na produtividade e no sono; além de despertar alguns sentimentos negativos, como ansiedade e estresse.

"É como se a própria decoração não transmitisse uma sensação de paz e descanso para eles, pelo contrário", opina a profissional. "Além disso, as cores primárias são utilizadas em vários pontos da casa. Na maior parte dos ambientes o azul, o vermelho e o amarelo se mostram mais presentes, que são tons vivos e intensos".

A casa do BBB foi estrategicamente planejada para despertar nos participantes a intensidade de seus sentimentos e emoções".
Caroline Sautchuk

Cor e luz

Provavelmente, você já deve ter ouvido sobre como cores mais claras nas paredes do quarto podem contribuir para uma boa noite de sono. Ou como o laranja instiga a fome se inserido na cozinha. Esses conceitos fazem parte da cromoterapia, tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.

Na opinião da arquiteta, esse conceito é aplicado de forma contrária ao usual na casa do BBB, justamente para testar o controle emocional de cada um deles.

"Por mais que seja totalmente consciente e intencional a escolha da paleta de cores, temáticas de decoração e iluminação para cada cômodo, não é um projeto comum para lares e residências", opina.

A luz é outro fator importante a ser destacado. Isso porque a iluminação tende a ser definida de acordo com a atividade elaborada para cada ambiente, a fim de suprir suas funções e expectativas.

"A luz mais amarelada é muito mais acolhedora. Quando a mesma é uma tonalidade mais fria, branca ou até mesmo azulada, como no Big Brother, esses ambientes acabam deixando as pessoas mais enérgicas", exemplifica Caroline.

Gosto de citar o exemplo de iluminação de farmácias. Ela é mais fria justamente para a pessoa fazer apenas o essencial e não vivenciar um momento".
Caroline Sautchuk

O encontro entre arquitetura e psicologia

Área usada pelos participantes do BBB 21 para se arrumarem - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Área usada pelos participantes do BBB 21 para se arrumarem
Imagem: Fábio Rocha/Globo

Os argumentos usados pela arquiteta são reforçados também pela psicóloga e doutora em psicologia Roberta Borghetti Alves, que explica para Nossa o conceito da Psicologia Ambiental.

"A psicologia ambiental é uma área que busca entender a relação entre a pessoa e o ambiente, sendo um deles o físico, em que vivemos, como as nossas casas", conta. "Ela é usada para pensar em práticas de melhor convívio entre o local e o indivíduo inserido nele".

Roberta amplia o discurso citado pela arquiteta sobre a iluminação das farmácias, exemplificando a psicologia envolta no ambiente de uma biblioteca, por exemplo.

"A forma com que o ambiente é projetado pode modular como um comportamento que é emitido", comenta. "A gente vai numa biblioteca e evita conversar por ser uma 'regra'. Toda a estrutura com que o ambiente é feito resulta na expectativa de alguns comportamentos".

Quando a gente coloca cores mais fortes, intensas, isso pode causar mais reações de irritabilidade. Enquanto as cores neutras geram outro tipo de comportamento".
Roberta Borghetti Alves

Área externa da casa do Big Brother Brasil 21 - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
Área externa da casa do Big Brother Brasil 21
Imagem: Fábio Rocha/Globo

A psicóloga cita ainda a importância de áreas verdes dentro de casa para o nosso bem-estar. Como explica, essas áreas são chamadas de "ambientes restauradores" — como percebemos na área externa do Big Brother Brasil, onde fica a piscina e a academia.

"Vários estudos mostram que a natureza ou características mistas, como construções com tijolos misturadas às áreas verdes, dão sensação de bem-estar, por trazer agradabilidade", complementa.

O conceito de "casa"

Apesar de tudo o que foi dito, é importante ressaltar que cada um tem suas particularidades em relação à própria casa. Enquanto a falta de janelas, como vemos no BBB, podem aflorar determinados sentimentos para alguns, em outros isso não necessariamente será aplicado.

"É muito subjetivo de cada um como o ambiente será julgado", opina a psicóloga. "Se é um ambiente que não tem janelas, como no reality, a pessoa tem tendências a se sentir mais claustrofóbico".

Alinhando o pensamento com as duas profissionais, a arquiteta Carla Teixeira explica para Nossa que a relação da arquitetura com o morador vai depender também da expectativa que cada um possui sobre a espacialidade em questão — algo dificilmente aplicado para 20 pessoas completamente diferentes.

"É interessante que a arquitetura residencial atenda às significâncias, particulares e subjetivas, sobre moradia de cada pessoa em questão", opina a especialista. "A individualidade é importante para tornar o ambiente um lar".

Você até pode chamar o cenário de 'casa', mas acredito que não necessariamente se configurará como uma para a grande maioria dos participantes".
Carla Teixeira

Por fim, a arquiteta Caroline Sautchuk ressalta que todo projeto de arquitetura ou decoração deve ser pensado para que todos elementos sejam resolvidos conforme as necessidades de cada um dos seus moradores. O que, de diversas formas, na casa do BBB não se aplica, de forma estratégica.

"Tudo sempre tem algum propósito: desde a iluminação, passando pelas cores até os mínimos detalhes", conclui.