PUBLICIDADE
Topo

Casal transforma apê de 58 m² em oásis acolhedor com flores e muito branco

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

04/02/2021 04h00

Se o mundo lá fora oferece estímulos visuais o bastante durante o dia, no fim da tarde, quando pisam neste apartamento de 58 m² em Hortolândia (SP), Rafael Veiga e Jean de Morais encontram seu oásis de serenidade. Os tons próximos do branco trazem a suavidade, o descanso e o acolhimento que eles buscavam.

Junto há oito anos, o casal comprou o apartamento na planta. Há dois anos puderam morar definitivamente, mas, antes disso, um ano e meio na expectativa de decorar. "Sempre aconselho os amigos a planejar muito e, se for possível, já fechar alguns contratos durante as obras do prédio. Foi a melhor coisa que fizemos", diz Rafael.

Rafael Veiga e Jean de Morais - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Rafael Veiga e Jean de Morais
Imagem: Arquivo Pessoal

Móveis planejados, piso e revestimentos entraram nesse período de construção, sem que eles sofressem morando dentro da reforma. "Usamos o quarto da casa de uma amiga para guardar tudo. Não queríamos nos mudar antes de estar pronto. Renunciamos a muitas coisas e conseguimos entrar sem obras".

O Instagram @thecozy.place surgiu na euforia pré-entrega de chaves. "Publicava minhas referências e inspirações que surgiam do Pinterest. Depois, comecei a mostrar nossas escolhas e o andamento da obra. Veio a parte de decoração, que fizemos sozinhos e o perfil foi crescendo".

O branco e suas nuances

Sala de estar do casal Rafael e Jean - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar do casal Rafael e Jean
Imagem: Arquivo Pessoal
Estante em forma de escada decorada - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Estante em forma de escada decorada
Imagem: Arquivo Pessoal

Rafael e Jean sabiam bem o que queriam quando pegaram as chaves. "Eu me considero muito neutro e nosso lar transmite bem isso. Todos os móveis são brancos, para poder brincar com cores nas almofadas, tapete, mantas, velas e tudo o que traz aconchego. Invisto sem medo nesses elementos".

As flores são um dos itens principais para Rafael. "É a forma mais linda de colorir a casa. Amo flores e velas, castiçais. Inclusive o nome do perfil, 'the cozy place' surgiu para mostrar que com pouco é possível criar um lugar acolhedor", diz.

Às vezes conto a algum cliente que meu apartamento é todo branco e já ouvi: 'nossa, mas é um hospital?'"

Flores são as principais aliadas da decoração no apartamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Flores são as principais aliadas da decoração no apartamento
Imagem: Arquivo Pessoal

Texturas enriquecem os ambientes

Quarto do @thecozy.place - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto do @thecozy.place
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha com tijolos brancos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha com tijolos brancos
Imagem: Arquivo Pessoal

Mas ambientes monocromáticos têm um segredo para ganharem magnetismo. "As pessoas não sabem brincar com texturas", conta Rafael, que é cabeleireiro e trabalha ao lado de Jean, administrador do salão. Está aí o trunfo deles.

Na sala está o mix de texturas confortáveis que não deixa mentir: o sofá foi revestido de jacquard, o pufe de veludo, o tapete de algodão, a almofada de linho — tudo diante do rack de madeira que aquece o espaço.

"As cores claras fazem o lugar parecer maior ainda. Gosto de apostar também em objetos que podem andar de um cômodo ao outro. Mesas laterais, quadros, bancos mudam sempre de cenário e assim a casa se transforma, assim como nós mudamos ao longo dos dias", diz Rafael.

Detalhes da decoração na sala de estar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração na sala de estar
Imagem: Arquivo Pessoal
Vista para a sala e cozinha do apê - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Vista para a sala e cozinha do apê
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas do Rafael e do Jean para decorar com leveza

  • Aposte nas flores. Rafael ama compor arranjos de flores com cores harmônicas, porém sem seguir muitas regras. Ela faz disso uma diversão para dar pitadas de cor à casa.
  • Invista em peças-chave. Assim como no guarda-roupa, ele indica ter alguns móveis mais importantes e misturá-los aos básicos. "Não tem a ver com dinheiro. Até as lojas de departamento hoje investem em design e nos permitem fazer uma mescla entre algo de melhor acabamento e o simples, que não tem erro, é atemporal."
  • Conforto. "Aqui investimos muito em objetos que trazem conforto sensorial. Mantas, almofadas, tapetes, velas... tudo o que dá aconchego é importante para nós."
  • Aprecie estilos diferentes do seu para criar um repertório decorativo maduro. "Quando pegamos a chave do apartamento já tínhamos uma linha de raciocínio do que queríamos seguir, de tantas referências."
  • Os quadros sempre mudam no apê -- mudam de lugar e de tema: "Busco fotos de boa qualidade na internet, imprimo em gráfica e troco a imagem deles. Isso dá uma cara diferente aos espaços."
  • Bonitinho e ordinário? Esqueça. "Não basta ser bonito, tudo tem que ser funcional. Algumas coisas só funcionam bem nas redes sociais e é essencial saber disso para não gastar à toa."

@s que nos inspiram

@mypetitapartment

"Eu (Rafael) e a Natália trocamos muitas ideias. Ela me traz uma energia tão boa, uma paz interior. Sempre digo que não são só fotos, são emoções e aquela sensação boa, sabe? Ela parece morar num conto de fadas"

@acasadelobos

"Apesar de ter um estilo bem diferente do meu, esse perfil me inspira de várias formas. Na decoração ou no lifestyle, acho lindo o cuidado que eles têm com todas as imagens"