Topo

5 curiosidades que pouca gente sabe sobre a gastronomia da Índia

Pode-se usar até 30 condimentos em um único prato da culinária indiana - Getty Images/iStockphoto
Pode-se usar até 30 condimentos em um único prato da culinária indiana
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

04/02/2021 10h55

O chef indiano Varunesh Tuli tem mil histórias para contar. No Brasil com Zeca desta sexta (05), com transmissão ao vivo pelo YouTube do UOL às 11 horas, ele revela algumas enquanto cozinha uma incrível berinjela recheada.

Amigo de Zeca Camargo há 30 anos, Tuli assina com o apresentador a autoria do livro Índia, Sabores e Sensações (ed. Companhia de Mesa), que mescla receitas e curiosidades sobre a gastronomia de seu país, como as que ele antecipa aqui:

1- Miríade de temperos

A maior diferença da comida indiana? Pode-se usar até 30 condimentos em um único prato e gasta-se muito tempo nos preparos, que envolvem vários processos: alguns chegam a três dias. "O segredo é a paciência", diz Tuli.

chef tuli - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chef Tuli escreveu com Zeca Camargo um livro sobre culinária indiana
Imagem: Arquivo pessoal

2 - A maioria come carne, sim

Ao contrário do que se pensa, os indianos não são vegetarianos — 70% deles comem algum animal, como frango, peixe ou cabra. Porém, eles não comem carne todos os dias.

3 - O que não pode faltar

Um prato do dia a dia na Índia tem: verdura cozida com temperos, lentilha, iogurte e roti (no Norte), que é como um pãozinho caseiro. "No Sul, o roti é substituído por arroz."

temperos indianos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

4 - Comida de festa

Já um prato elegante na Índia leva nozes, pistache e açafrão. Mas não pense no açafrão em pó à venda aqui no Brasil. Esse é mais caro que caviar e muito valorizado por lá.

5 - Não são experts em doces

Na Índia raramente se faz sobremesas em casa. "Em toda esquina tem docerias e esses pratos são mais complicados. Quando fazemos, é doce de leite com arroz."

Anota aí!

Brasil com Zeca vai ao ar nesta sexta (05), ao vivo, às 11 horas, no YouTube do UOL (clique abaixo e já coloque o lembrete!), Twitter, Facebook ou Instagram. O programa terá ainda participação do ator e humorista Rafael Infante, que trouxe humor à quarentena com suas esquetes nas redes sociais e o retorno de um de seus personagens mais hilários, o carismático e "esclarecedor" Carlinhos Avelar, do quadro Plantananã, do Porta dos Fundos.