Topo

Tem "tômpero" no UOL: Zeca Camargo entrevista Erick Jacquin ao vivo

Erick Jacquin é o convidado especial do Brasil com Zeca, nesta sexta-feira - Divulgação
Erick Jacquin é o convidado especial do Brasil com Zeca, nesta sexta-feira
Imagem: Divulgação

De Nossa

28/01/2021 14h34

O programa Brasil com Zeca festa sexta-feira (29) tem um "tômpero" todo especial. O convidado de Zeca Camargo para o bate-papo ao vivo direto da Casa UOL de Verão é o chef Erick Jacquin.

Está com saudades das tiradas engraçadas dele no MasterChef? Você acompanha a transmissão pelo YouTube do UOL (clique e coloque já o lembrete para não perder), Twitter, Facebook ou Instagram.

Um francês bem brasileiro

Erick Jacquin - divulgação - divulgação
Erick Jacquin participa ao vivo do programa
Imagem: divulgação

Foi com a estreia do MasterChef, em 2014, que Erick Jacquin ficou conhecido pelo grande público. Seu jeito particular, carrasco, fofo e caricato ao mesmo tempo, conquistou a audiência, que não perde a chance de colocar o francês para estampar algum meme, como "você é a vergonha da 'profission'".

A desenvoltura nas câmeras o fez ganhar um programa só seu: o Pesadelo na Cozinha. Como se não bastasse, ainda mantém o seu canal do YouTube, onde sai da função de crítico, avaliador e consultor para professor e cozinheiro.

Um dos melhores chefs em atuação no momento no Brasil, Jacquin é sócio de dois restaurantes em São Paulo: o Président, sofisticada casa de comida francesa nos Jardins, e o Ça-Va. Recém-aberto na Bela Vista, o novato dá lugar às refeições mais simples a preços atrativos.

Ambas as empreitadas são recentes. Pelas dificuldades financeiras que enfrentou com o fim do La Brasserie, em 2013, o cozinheiro chegou a falar que nunca mais assinaria uma carteira de trabalho. Com passagens por restaurantes estrelados da Europa, o francês se mudou para o Brasil para comandar a cozinha do Le Coq Hardy, restaurante comandado por Vicenzo Ondei, que fechou as portas em 2009.

Brasil Cozinha Comigo

marlene - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marlene Schwantes ensina a fazer um doce típico alemão
Imagem: Arquivo pessoal

No quadro de gastronomia, no qual Zeca cozinha com pessoas de vários lugares do país, o apresentador faz a ponte aérea virtual até o Sul do Brasil, mais precisamente à cidade gaúcha de Nova Petrópolis.

No menu do dia, ele se desafia a aprender com a Dona Marlene Schwantes, de 66 anos, a matriarca à frente do Restaurante Colina Verde, a deliciosa receita do apfelstrudel, a torta de maçã típica da culinária alemã.

"Ela é muito fã do Zeca e ainda não acredita que vai falar com ele", conta Luís, filho da Dona Marlene.

Dedo de Prosa

Jesse - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Jesse Koz conta sua aventura rumo ao Alasca na companhia de um cão e à bordo de um fusquinha
Imagem: Arquivo pessoal

Saudades de viajar? Pois vamos matar um pouquinho essa vontade no bate-papo que Zeca Camargo terá com Jesse Koz, um curitibano que, há quatro anos, insatisfeito com a vida que levava em Balneário Camboriú, pediu demissão, vendeu seus bens e embarcou em uma viagem com seu cão Shurastey e o fusca Dodongo.

A ideia era seguir rumo ao sul "até onde o dinheiro permitisse". Pouco mais de um mês depois, chegou ao Ushuaia, na Patagônia. E veio a ideia: por que não dirigir até o Alasca?

Na conversa com Zeca, ele conta as aventuras e perrengues que passou na estrada com seu golden retriever e à bordo de um fusquinha.

Anota aí!

Brasil com Zeca vai ao ar nesta sexta (29), ao vivo, às 11 horas, no YouTube do UOL (clique e coloque já o lembrete para não perder), Twitter, Facebook ou Instagram.