Topo

Cozinhas pequenas: quatro dicas para reformar com funcionalidade e charme

Painel aramado dá tom moderno para ambiente com pouco espaço e possibilidades de decorção - Eduardo Macarios/Divulgação
Painel aramado dá tom moderno para ambiente com pouco espaço e possibilidades de decorção Imagem: Eduardo Macarios/Divulgação

De Nossa

22/01/2021 10h11

Não se pode dizer que 2020 foi o ano da gastronomia. Mas se de um lado restaurantes sofriam para se manter de pé, do outro pessoas que nunca encostaram a barriga no fogão tentaram se virar na cozinha.

Com o trabalho à distância, esse cômodo da casa ficou mais em evidência. E o espaço reduzido que atendia muito bem às necessidades urbanas, antes da pandemia, passou a ser um desafio no dia a dia.

Integração

É uma dica crucial para otimizar espaços. Colocar paredes abaixo fornece ao ambiente mais fluidez e aconchego para morar e confraternizar.

"Neste apartamento de 82 m² optamos por integrar o segundo quarto ao living, que também foi unificado com a cozinha e a sala de jantar, ampliando a área social", comenta Carolina Danylczuk, da UNIC Arquitetura.

cozinha pequena - Eduardo Macarios/Divulgação - Eduardo Macarios/Divulgação
Área de convivência é maior e toda aberta
Imagem: Eduardo Macarios/Divulgação

Marcenaria planejada

Elementos criados especialmente para o projeto permitem que o morador e o profissional pensem juntos em como dar novas funções para um mesmo objeto.

Nesta cozinha integrada e planejada, o móvel que de um lado serve como apoio para o micro-ondas e pequenos utensílios é também painel para a TV.

cozinha pequena - Eduardo Macarios/Divulgação - Eduardo Macarios/Divulgação
Um móvel, duas funções
Imagem: Eduardo Macarios/Divulgação

Aconchego com personalidade

Lugares funcionais e planejados não precisam ser pasteurizados, sem vida.

"Nós gostamos de apostar em elementos de destaque para garantir a personalidade de cada projeto", afirma Lisa Zimmerlin, do mesmo escritório. O painel ripado da foto é o "tchan" dessa cozinha e garante a sensação de aconchego. A obra de arte leva um ponto de cor ao espaço.

Madeira e quadro colorido dão vida ao ambiente - Eduardo Macarios/Divulgação - Eduardo Macarios/Divulgação
Madeira e quadro colorido dão vida ao ambiente
Imagem: Eduardo Macarios/Divulgação

Harmonia de cores

Cozinha pequena - Eduardo Macarios/Divulgação - Eduardo Macarios/Divulgação
Tijolinhos transformam uma parede sem graça
Imagem: Eduardo Macarios/Divulgação

Estabelecer uma paleta de cores promove uma ideia de continuidade para o ambiente. Para um charme a mais, vale investir em texturas que sigam a tonalidade escolhida. É o caso desse tijolinho branco que reveste a parede da cozinha que integra a lavanderia.