Topo

Capim dos pampas volta com tudo na decoração da casa e até de casamentos

Seca, planta requer cuidado com vento e fica mais bonita com spray de cabelo - Divulgação
Seca, planta requer cuidado com vento e fica mais bonita com spray de cabelo Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

18/01/2021 04h00

Dos looks à decoração de casa, a moda é um eterno vaivém. Quem, desde o ano passado, vem dando as caras em feiras de arquitetura e de design de interiores é o capim dos pampas.

A planta vem diretamente dos anos 70 para as mais bonitas referências do Pinterest atualmente. "Apesar de ser nativa do Brasil, mais especificamente dos Pampas do Sul, sempre foi mais usado no exterior. O mercado brasileiro ficava para trás nessa busca", diz Isabela Pardo, dona da Retrobel, e-commerce que apostou na tendência.

O capim dos pampas acompanha uma onda de valorização das plantas secas, que, embora não deixem a naturalidade de lado, exigem menos cuidados por parte de seus 'donos'.

Hastes do capim originário do Sul do Brasil - Manu Vega/Getty Images - Manu Vega/Getty Images
Hastes do capim originário do Sul do Brasil
Imagem: Manu Vega/Getty Images
Planta passa por processo de secagem antes de ser vendida - Daniel Gomez Etura/Getty Images - Daniel Gomez Etura/Getty Images
Planta passa por processo de secagem antes de ser vendida
Imagem: Daniel Gomez Etura/Getty Images

"A manutenção é bem simples e qualquer um pode realizá-la. É o item de decoração perfeito para quem não tem tempo de cuidar de plantas vivas, mas que busca uma decoração mais naturalista".

Isabela conta que, junto à equipe, realizou diversos testes para descobrir como não deixar que as pluminhas caíssem.

Foi um longo caminho até descobrirmos que o melhor produto em custo-benefício e acessibilidade é o spray fixador de cabelo, o famoso laquê"

A técnica inusitada deu tão certo que acabou se popularizando tanto com os clientes quanto com outras marcas que trabalham com pampas. Ela indica passar o spray quando a planta chegar em casa e repetir uma vez ao mês. "Sempre a 30 centímetros da planta, fazendo um movimento de 360 graus e passando nela toda".

Outra vantagem da planta está na tonalidade clara e na diversidade de modelos. As duas características fazem com que ela se encaixe com facilidade em diferentes estilos de decoração, do rústico ao minimalista.

Casamento - GladiusStock/Getty Images/iStockphoto - GladiusStock/Getty Images/iStockphoto
Campim dos pampas não raro aparece em festas de casamento
Imagem: GladiusStock/Getty Images/iStockphoto

Para saber mais, confira mais detalhes da entrevista com a especialista:

Capim dos pampas é sempre da mesma cor?

Naturalmente, a haste floral (produto comercializado como o item de decoração que conhecemos) possui somente uma cor, mas há variações de tonalidade que vão do quase branco ao caramelo. Elas são bem visíveis quando separamos os pampas por modelos. Geralmente, os mais plumosos são os que possuem os tons mais claros. Somente os exemplares mais finos vão puxar para o tom amarelo queimado. Por se tratar de um produto natural, vale ressaltar que as variações entre volume de plumagem e tonalidade vão sempre estar presentes.

Haste seca fica bem em decorações de estilo minimalista - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Haste seca fica bem em decorações de estilo minimalista
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Atualmente, há variedades sintéticas de capim dos pampas que possuem coloração de fábrica, mas isso já se trata de plantas artificiais, desde a sua composição (hoje, tem no mercado, pampas de plástico, por exemplo) até o tingimento. Existem também pampas naturais tingidos artificialmente, o que acaba muitas vezes confundindo quem se interessa por eles e deseja adquirir um para sua casa.

Era mais comum encontrar a espécie em decoração de casamentos/festas do que em casa?

Antigamente, nas décadas de 1960 e 1970, os pampas eram colocados na decoração de casas. Recebemos muitos relatos de clientes que se lembram de ver na casa dos pais ou dos avós. Com o passar do tempo, a moda foi mudando e os pampas foram sendo substituídos por outras plantas na decoração.

Em casamentos e cenários de fotografia, os pampas estão 'bombando' como item essencial de decoração há quase dois anos e prometem ficar por um bom tempo ainda.

Em quais ambientes da casa ele se encaixa?

Na sala de estar: planta pode ir no chão ou sobre a mesa - Lilas Gh/Getty Images/iStockphoto - Lilas Gh/Getty Images/iStockphoto
Na sala de estar: planta pode ir no chão ou sobre a mesa
Imagem: Lilas Gh/Getty Images/iStockphoto

O que mais importa nessa decisão, na verdade, é a presença de correntes de vento, seja natural ou mesmo de ventilador, pois, um dos cuidados mais importantes para os pampas (principalmente, os plumosos) é preservar as plumas na haste e não deixar que elas se soltem e caiam. Portanto, os melhores locais da casa vão ser aqueles que não possuem corrente de vento e nem sejam um lugar de passagem, em que muitas pessoas circulam e acabam esbarrando nas plumas.

Os locais que mais recebem os pampas como decoração são o hall de entrada, em cima de racks e aparadores, em cantinhos que ficam esquecidos, closets e até mesmo em quartos.

Além desse cuidado, não indicamos também deixá-los em ambientes que tenham bebês e crianças, pois as plumas podem ser aspiradas e causar algum possível problema ou alergia. Para quem tem alergias respiratórias, indicamos somente os modelos mais finos que não possuem muito volume de plumagem e, portanto, tendem a não incomodar os alérgicos. Por isso também que algumas pessoas preferem não deixar os pampas no quarto, por exemplo.

Como decidir qual altura deixar? E a quantidade?

Versátil, capim dos pampas surge em diversos tons e modelos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Versátil, capim dos pampas surge em diversos tons e modelos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A altura e a quantidade de hastes dependem do que o cliente busca em efeito decorativo. Se a intenção é colocar sobre um aparador e em um vaso pequeno, indicamos os modelos que chamamos "pampas de mesa", que possuem de 50 a 60 centímetros e se encaixam perfeitamente nesse ambiente. Caso a ideia seja preencher um espaço relativamente grande ou até mesmo que seja um local de grande destaque na decoração, indicamos os modelos com mais de 1 metro, pois garantem maior efeito visual.

Capim dos pampas acompanha tendência de plantas secas dentro de casa - Yulia Shaihudinova/Getty Images - Yulia Shaihudinova/Getty Images
Capim dos pampas acompanha tendência de plantas secas dentro de casa
Imagem: Yulia Shaihudinova/Getty Images

O que diferencia também os modelos de mesa e os modelos maiores é o comprimento da pluma. Os maiores têm plumas de 40 a 60 centímetro, enquanto os de mesa apresentam de 30 a 40 centímetros de pluma.

A quantidade de hastes depende do estilo. Quanto mais larga for a boca do vaso, por exemplo, mais hastes serão necessárias para preencher esse espaço e deixar o aspecto final mais bonito.