Topo

Quais pontos devem ser considerados na vistoria antes de receber o imóvel?

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, separaram dicas imprescindíveis para um check list sem mistérios - Divulgação
Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, separaram dicas imprescindíveis para um check list sem mistérios Imagem: Divulgação

De Nossa

08/01/2021 10h37

Antes de receber as chaves de um imóvel, é necessário o máximo de atenção em todos os processos da vistoria para evitar dor de cabeça no futuro.

Atenção aos pontos essenciais da obra para que a relação entre morador e construtora seja tranquila.

Elétrica

Sem pressa, o proprietário do imóvel precisa realizar a checagem dos bocais de iluminação, pontos de tomada e o quadro de distribuição - Emerson Rodrigues - Emerson Rodrigues
Sem pressa, o proprietário do imóvel precisa realizar a checagem dos bocais de iluminação, pontos de tomada e o quadro de distribuição
Imagem: Emerson Rodrigues

É fundamental que o imóvel já esteja com o relógio instalado e a energia elétrica funcionando no momento da vistoria. Ao adentrar, o arquiteto Renato Andrade, sócio do escritório Andrade & Mello Arquitetura, recomenda ter em mãos um multímetro digital (aparelho que mede a tensão, corrente e resistência) ou mesmo um carregador de celular para verificar se todas as tomadas estão funcionando.

Passando para o quadro de distribuição, é fundamental que os disjuntores estejam com os circuitos elétricos demarcados. "Como proteção e para manutenções posteriores, o morador precisa saber, por exemplo, qual é o disjuntor que representa cada cômodo para desligá-lo pontualmente", explica Renato.

Fechando a lista de elétrica, ter uma lâmpada na bolsa é bastante eficaz para testar, um a um, os bocais de iluminação.

Hidráulica

No momento da vistoria, é fundamental abrir as torneiras para verificar o fluxo de água na cuba ou pia - Luis Gomes - Luis Gomes
No momento da vistoria, é fundamental abrir as torneiras para verificar o fluxo de água na cuba ou pia
Imagem: Luis Gomes

Neste momento, é indispensável abrir as torneiras de todos os cômodos.

"O objetivo é verificar se o fluxo de água nas torneiras está a contento, se o escoamento de água está contínuo e se não existe nenhum tipo de vazamento nos sifões", esclarece a arquiteta Érika Mello, do mesmo escritório.

Ao liberar o volume acumulado, a presença de bolhas e água parada são indicadores de possíveis entupimentos no sistema de esgoto hidráulico. Por último, o acionamento da descarga permite verificar o funcionamento do dispositivo, bem como se não há demora, além do normal, para o reabastecimento da caixa acoplada.

"Também fique de olho em possíveis manchas na parte inferior dos registros, que podem acusar problemas de instalação ou na peça. E cada ralo deve ser testado com um balde cheio de água", complementa Erika.

Revestimentos

Para checar a integridade de parede e piso, utilize um pedaço de madeira (que pode ser um cabo de vassoura) para dar leves 'golpes' contra o material cerâmico ou porcelanato. Se constatar a existência de um possível som oco, é indício de descolamento em função da ausência de massa e a não aderência na superfície.

Observe o estado e as condições dos revestimentos aplicados nas paredes e pisos - Luis Gomes - Luis Gomes
Observe o estado e as condições dos revestimentos aplicados nas paredes e pisos
Imagem: Luis Gomes

O caimento do piso é outro tópico não perceptível a olho nu. Por isso, uma bolinha de gude ou de silicone possibilita apontar se há o escoamento em áreas importantes como o box do banheiro.

A aplicação dos rejuntes deve ser feita de forma homogênea para evitar infiltrações e problemas no futuro.

Portas, janelas e esquadrias

As esquadrias devem estar intactas e limpas - sem as proteções utilizadas durante a instalação e que devem ser retiradas pela construção somente no final da obra.

As portas não podem estar empenadas, com ruídos exagerados ao abrir ou pegando no batente - Emerson Rodrigues - Emerson Rodrigues
As portas não podem estar empenadas, com ruídos exagerados ao abrir ou pegando no batente
Imagem: Emerson Rodrigues

De forma minuciosa, Renato recomenda notar se os encaixes estão perfeitos e manusear as persianas e portas para aferir se não há nenhum desgaste ou puído.

"Nas fechaduras, abra e feche as portas mais de uma vez para ver se a chave gira tranquilamente na fechadura e fique atento para ver se as folhas estão empenadas, pegando no batente ou chão ou fazendo ruído exagerado", propõe o profissional.

Outros detalhes que complementam o check list:

  • As paredes devem estar lisas, sem sinal de umidade e com pintura homogênea. Nos banheiros e áreas molhadas, o gesso não pode apresentar manchas amareladas - sinal de que pode haver vazamentos do apartamento superior;
  • Se o apartamento for entregue com pisos, em nenhuma hipótese pode apresentar respingos de tinta;
  • Caso os moradores ainda tenham dúvidas com relação a vistoria, um profissional pode acompanhá-los para realizar toda essa checagem antes da entrega do imóvel.