Topo

Designer cria móveis de madeira maciça e aproveita beleza leve e natural

Feito à mão - Leon - Daniel Paiva
Feito à mão - Leon
Imagem: Daniel Paiva

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

22/12/2020 04h00

Leon Ades

Leon Ades

Quem é

Designer formado pelo Istituto Europeo di Design, Leon fez cursos de marcenaria na Nova Zelândia e em São Paulo, onde tem oficina própria.

Muita gente passa a vida toda em busca de seu propósito ou de um trabalho que faça tudo valer a pena. Leon Ades, com apenas 24 anos, encontrou o seu há cinco, depois de se frustrar com o curso de arquitetura. Ele nunca havia pensado em marcenaria - imagine só: mal sabia diferenciar madeira maciça de compensado. "Mas foi paixão à primeira vista", conta.

Depois de experiências com a técnica na Nova Zelândia, voltou ao Brasil pronto para esculpir suas primeiras criações.

O artista Leon Ades - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O artista Leon Ades
Imagem: Arquivo Pessoal

Em sua oficina na Barra Funda, em São Paulo, realizou parte de seu sonho de vida: viver e se sustentar exclusivamente do design e da marcenaria.

"Ter pessoas interessadas no meu trabalho e poder fazer isso no meu dia a dia já me deixa muito realizado", conta.

Com o conceito cradle-to-cradle, que propõe ciclos verdadeiramente sustentáveis, ele agregou ao ofício um sentido. "Trabalho sempre com a madeira em sua forma natural - maciça - e utilizando acabamentos naturais. Assim, no final de sua longa vida útil, o móvel poderá retornar de maneira regenerativa à biosfera, sem ser mais um produto poluente", explica.

O resultado passa por móveis inteligentes como o Mancebo, que traz multifuncionalidade, sem ocupar muito espaço. Em suas criações, o traço objetivo reverencia a beleza natural das curvas da madeira, em visual leve, contemporâneo, bem calculado.

Sempre busco em meus desenhos algo que flerte tanto com o geométrico e o racional, quanto as curvas e a organicidade em um processo que percorre entre o bruto e o delicado."

Mancebo - Divulgação - Divulgação
Mancebo
Imagem: Divulgação
Michele Minerbo x Leon Ades - Divulgação - Divulgação
Michele Minerbo x Leon Ades
Imagem: Divulgação

Os itens surgem para atender a algum projeto especial ou são criados do zero, às vezes para usar uma madeira especial que ficou guardada, apenas esperando a hora certa de ser esculpida.

No ateliê, a peça mais complexa até agora foi a cadeira Doma: "Ela passou por mais de 10 versões de desenho, mas apenas um protótipo", conta o jovem marceneiro.

Madeira em mãos, conceitos e ideias em mente, ele vive em busca do próximo desafio.

@s que me inspiram

@cabinporn

Uma página que mostra cabanas ao redor do mundo em lugares mais isolados. Tenho também dois livros deles, um com dezenas de cabanas e suas histórias, o outro focado no projeto de interior delas.

@naturesgnarly

Imagens e vídeos de animais selvagens em seus habitats naturais, mostrando cenas muitas vezes pouco confortáveis, mas necessárias.