Topo

Amigo secreto virtual e com apps de entrega é saída para manter a tradição

Na pandemia, o tradicional amigo secreto ganhou o formato virtual - Getty Images
Na pandemia, o tradicional amigo secreto ganhou o formato virtual
Imagem: Getty Images

Natália Eiras

Colaboração para Nossa

21/12/2020 04h00

A troca de presentes no amigo secreto é uma das tradições mais populares de fim de ano: é um jogo divertido em que, no fim da noite, todos os participantes saem felizes com um presente. Bares e restaurantes ficavam, nesta época do lado, repletos de encontros para a troca de lembranças, que poderia ser feita entre amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Com o isolamento social restringindo os encontros de grandes grupos, a tradição poderia ter sido esquecida neste ano se não fosse a tecnologia. Assim como já trabalhamos e temos happy hour com os nossos colegas em reuniões virtuais, o costume se estendeu à troca de presentes.

Na pandemia, o jeito foi se organizar por planilhas de Excel, sites de sorteio e aplicativos de entrega, para continuar com a confraternização mesmo à distância. Veja algumas histórias:

Lyvia Squadrans, 31, jornalista

Grupo de amigos de Lyvia Squadrans - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Grupo de amigos de Lyvia Squadrans
Imagem: Arquivo pessoal

"Eu e sete amigos de infância temos o costume de fazermos amigo secreto todos os anos e nos presentear com coisas que nós mesmos fizemos. Então nesse ano se tornou até mais especial nesse sentido. Fizemos um arquivo todos os endereços onde gostariam de receber, alguns colocaram o nome do colega de casa ou do companheiro para receber o presente.

Uma vez que alguns moram em casa, tivemos que quebrar a cabeça de como entregar o presente sem que a pessoa soubesse o remetente.

Alguns levaram os presentes até a casa de carro, deixaram na portaria, mas a maioria enviou usando serviços Rappi e Uber. Pedimos para que o endereço ou cartão fossem escritos no computador para que a gente não reconhecesse a letra.

Assim que os presentes foram chegando fomos mandando fotos no grupo. A gente combinou de mandar até quinta-feira (17) e fizemos a revelação às 21h, por videoconferência.

Nós nos reunimos no Google Meets e fizemos a revelação: tinha que falar algo que te lembrava a pessoa e as outras tinham que adivinhar quem era. Revelado o amigo secreto, a pessoa abria o presente na câmera e mostrava para todo mundo. Fazer isso aproximou muito a gente.

Foi bem interessante, porque ficamos um dia pensando naquela pessoa, fez o presente, colocou no saquinho, como se fôssemos nos encontrar ao vivo. Foi praticamente a mesma coisa. Até no final da ligação, todos nós falamos que foi o melhor amigo secreto, porque a gente disponibilizou um tempo muito maior para aquela ação. De ficar empolgado, ficar ansioso com os presentes chegando, muito mais do que um amigo secreto que fosse ao vivo. Porque às vezes você faz às pressas e nem experencia tanto."

Natália Alves, 30, designer de conteúdo

"Mesmo trabalhando remoto a maior parte do ano, o meu time decidiu trocar presentes como celebração do fim de ano. A gente criou uma planilha com os endereços e o que cada um da nossa equipe gostaria e o que não gostaria de ganhar. Com essa informação, compramos o presente do nosso amigo e mandamos entregar no endereço correspondente.

Grupo de amigos de Natália Alves - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Grupo de amigos de Natália Alves
Imagem: Arquivo pessoal

O legal é que tem participante da brincadeira que entrou no time já durante a pandemia. Eu, por exemplo, tirei um garoto que não conheço pessoalmente, porque quando ele entrou já estávamos em teletrabalho Foi interessante ter que pensar em algo para esse colega. Ele
nem está na mesma cidade que a gente. Quando os presentes que foram chegando, as pessoas mandaram fotos no grupos e guardaram.

Fizemos a revelação e abrimos eles durante uma videoconferência com a turma toda. Porém, é claro que teve alguns problemas: teve participante que não recebeu o presente a tempo, então essas pessoas vão fazer vídeos do unboxing quando eles chegarem. Foi uma experiência interessante para aproximar a equipe, mesmo que a gente esteja geograficamente longe um dos outros."

Fernanda Magliocco, 31, designer de conteúdo

"Temos um grupo de 14 amigos que, há uns três ou quatro anos, sempre fizemos amigo secreto nessa época do ano. E como muitos ainda estão isolados, decidimos continuar com essa tradição inclusive virtualmente. A gente sorteou os nomes naqueles sites especializados
que já usávamos e fizemos uma planilha com o endereço certinho de cada amigo. Ai mandamos entregar o presente na casa do sorteado.

Grupo de amigos de Fernanda Magliocco - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Grupo de amigos de Fernanda Magliocco
Imagem: Arquivo pessoal

Alguns compraram o presente e o levaram na portaria do amigo secreto, outros fizeram a compra online e mandaram entregar já na
casa do sorteado. Vamos fazer uma videoconferência na segunda-feira para tentarmos adivinhar quem nos tirou e abrir os presentes.

Nós já nos encontramos em salas de reunião virtual para jogar jogos, então fez sentido que fizéssemos também o amigo secreto dessa
forma. É um jeito que a gente tem de encerrar o ano perto de um grupo que, até em certo ponto, é quase uma família."