Topo

Por erro técnico, aeroporto de Guarulhos diz que não há covid no Brasil

Área de desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Carol Coelho/Getty Images
Área de desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos Imagem: Carol Coelho/Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

18/12/2020 16h49

Os passageiros que passaram pelo terminal 3, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na quarta (16), foram surpreendidos com uma mensagem da Anvisa sobre o coronavírus.

O registro feito por uma jornalista que mora na Alemanha mostra que um boletim, exibido televisor na área de retirada de bagagem, informava que "o Brasil não tem casos confirmados da doença". A imagem dizia também que a transmissão do vírus ocorre ao ter contato próximo com pessoas infectadas.

A foto foi tirada quando a passageira chegou ao Brasil, após partir de Londres no dia anterior. Segundo a mulher, o aviso surgiu em duas versões: inglês e português.

Fotografia tirada na quarta (16) - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fotografia tirada na quarta (16)
Imagem: Arquivo pessoal

Questionada pela reportagem, a Anvisa explicou que um problema técnico ocasionou "o resgate inoportuno de uma informação desatualizada, originalmente veiculada em janeiro deste ano", quando realmente ainda não haviam casos no país.

De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, tratou-se de uma queda de energia no terminal 3. "Ao retomar a atividade, o sistema carregou com imagens antigas", informou em nota.

A falha, segundo a Anvisa, não provocou reclamações. Após o ocorrido, o procedimento foi normalizado e a mensagem foi retirada do ar.