Topo

Como tirar o cheiro de alho das mãos? Chef testa truques e dá o veredito

Ingrediente deixa cheiro desagradável mesmo após lavagem com água e sabão Imagem: WIN-Initiative/Getty Images

De Nossa

11/12/2020 10h26

Alho é um dos principais ingredientes usados na culinária brasileira e do mundo para agregar sabor num prato. A parte ruim é se lembrar dele o dia todo por conta do cheiro que fica nas mãos, mesmo depois de lavar com água e sabão.

A pedido de Nossa, Paulo Soares, chef com mais de 25 anos de carreira e professor da Le Cordon Bleu São Paulo, testou alguns truques para se livrar desse aroma desagradável.

Dizem por aí que esfregar as mãos em superfícies de inox pode ser uma opção. Segundo Paulo, porém, a tática não não surtiu efeito e o cheiro continuou presente. Colocar sal nas mãos também foi perda de tempo: não adiantou nada.

Borra do café: funciona, mas fica devendo na praticidade Imagem: Getty Images

Felizmente, duas outras tentativas deram certo: óleo de cozinha e borra de café. O segundo método, porém, acarreta outras complicações. Em vez de alho, as mãos passam a cheirar café. Será que não é trocar seis por meia dúzia?

Um hidratante ajuda a reverter o aroma, mas há outra desvantagem: a sujeira que fica na pia e embaixo das unhas. O método também não se faz tão prático já que a pessoa precisaria guardar a borra do café na geladeira só para isso ou então esperar a hora de fazer um novo cafezinho.

O veredito de Paulo

Óleo de cozinha: fácil de ter em casa Imagem: iStockphotos

O óleo de cozinha é a solução mais eficaz e prática para retirar o cheiro do alho das mãos.

Realmente funciona e é um recurso barato que todo mundo tem na cozinha. Sugiro aplicar uma quantidade suficiente para espalhar bem nas mãos, sem esquecer cantos dos dedos e embaixo das unhas, depois retirar o excesso com papel toalha e lavar as mãos com detergente".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como tirar o cheiro de alho das mãos? Chef testa truques e dá o veredito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade